Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Costa, Nicole | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Nicole. Concepções de docentes sobre alfabetização de estudantes com deficiência em contextos escolares inclusivos. 2023. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia é um trabalho de conclusão de curso, realizado na
Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Educação (FE) ao nível de graduação.
Esse trabalho entende as concepções de docentes sobre alfabetização de estudantes
com deficiência em contextos escolares inclusivos. A investigação se enquadra no
contexto da Educação Inclusiva, buscando compreender não apenas o acesso à
escola, mas também a permanência do estudante em um ambiente seguro e livre de
discriminação, garantindo sem desenvolvimento no processo de ensinoaprendizagem. Esse estudo compreende concepções de docentes do Bloco Inicial de
Alfabetização (BIA), de uma escola pública do DF, sobre a inclusão de estudantes
com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizase de entrevistas estruturadas com cinco docentes do BIA, que atuam na modalidade
da Educação Especial na rede regular de ensino. Investigando como os professores
entendem e efetivam a alfabetização de estudantes com deficiência em contextos
escolares inclusivos. Ao longo da análise, identifica-se que os docentes enfrentam
desafios significativos ao lidar com a alfabetização de estudantes com deficiência. A
falta de suporte pedagógico e recursos adequados é uma das questões recorrentes
mencionadas pelas docentes, impactando o desenvolvimento e a aprendizagem dos
estudantes, além da atuação e bem-estar desse professor. Os resultados da pesquisa
são relevantes para o avanço dos estudos sobre a Educação Inclusiva e o
desenvolvimento pleno de cada aluno. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência em formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Concepções de docentes sobre alfabetização de estudantes com deficiência em contextos escolares inclusivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:36Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:36Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37452 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is an undergraduate dissertation carried out at the University of
Brasília (UnB), Faculty of Education (FE). It focuses on teachers' conceptions of
literacy for students with disabilities in inclusive school settings. The research is framed
within the context of inclusive education, aiming to understand not only students'
access to school but also their continuity in a safe and discrimination-free environment,
ensuring their development in the teaching-learning process. This study explores the
conceptions of teachers from the Initial Literacy Block (BIA) at a public school in the
Federal District regarding the inclusion of students with disabilities. The research
adopts a qualitative, descriptive, and exploratory approach. Structured interviews were
conducted with five teachers from the Initial BIA who work in the Special Education
modality within the regular education system. The investigation delves into how
teachers comprehend and implement literacy practices for students with disabilities in
inclusive school contexts. Throughout the analysis, it is evident that teachers face
significant challenges when dealing with the literacy of students with disabilities. The
lack of pedagogical support and adequate resources is one of the recurring issues
mentioned by teachers, impacting students' development and learning, as well as the
teacher's performance and well-being. The research results are relevant for advancing
studies on inclusive education and ensuring the full development of each student. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|