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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorCosta, Nicole-
dc.identifier.citationCOSTA, Nicole. Concepções de docentes sobre alfabetização de estudantes com deficiência em contextos escolares inclusivos. 2023. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é um trabalho de conclusão de curso, realizado na Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Educação (FE) ao nível de graduação. Esse trabalho entende as concepções de docentes sobre alfabetização de estudantes com deficiência em contextos escolares inclusivos. A investigação se enquadra no contexto da Educação Inclusiva, buscando compreender não apenas o acesso à escola, mas também a permanência do estudante em um ambiente seguro e livre de discriminação, garantindo sem desenvolvimento no processo de ensinoaprendizagem. Esse estudo compreende concepções de docentes do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), de uma escola pública do DF, sobre a inclusão de estudantes com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizase de entrevistas estruturadas com cinco docentes do BIA, que atuam na modalidade da Educação Especial na rede regular de ensino. Investigando como os professores entendem e efetivam a alfabetização de estudantes com deficiência em contextos escolares inclusivos. Ao longo da análise, identifica-se que os docentes enfrentam desafios significativos ao lidar com a alfabetização de estudantes com deficiência. A falta de suporte pedagógico e recursos adequados é uma das questões recorrentes mencionadas pelas docentes, impactando o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, além da atuação e bem-estar desse professor. Os resultados da pesquisa são relevantes para o avanço dos estudos sobre a Educação Inclusiva e o desenvolvimento pleno de cada aluno.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleConcepções de docentes sobre alfabetização de estudantes com deficiência em contextos escolares inclusivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T18:48:36Z-
dc.date.available2024-01-29T18:48:36Z-
dc.date.submitted2023-07-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37452-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis is an undergraduate dissertation carried out at the University of Brasília (UnB), Faculty of Education (FE). It focuses on teachers' conceptions of literacy for students with disabilities in inclusive school settings. The research is framed within the context of inclusive education, aiming to understand not only students' access to school but also their continuity in a safe and discrimination-free environment, ensuring their development in the teaching-learning process. This study explores the conceptions of teachers from the Initial Literacy Block (BIA) at a public school in the Federal District regarding the inclusion of students with disabilities. The research adopts a qualitative, descriptive, and exploratory approach. Structured interviews were conducted with five teachers from the Initial BIA who work in the Special Education modality within the regular education system. The investigation delves into how teachers comprehend and implement literacy practices for students with disabilities in inclusive school contexts. Throughout the analysis, it is evident that teachers face significant challenges when dealing with the literacy of students with disabilities. The lack of pedagogical support and adequate resources is one of the recurring issues mentioned by teachers, impacting students' development and learning, as well as the teacher's performance and well-being. The research results are relevant for advancing studies on inclusive education and ensuring the full development of each student.pt_BR
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