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dc.contributor.advisorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
dc.contributor.authorXavier, Mariana Silva-
dc.identifier.citationXAVIER, Mariana Silva. Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal: especificidades do trabalho pedagógico. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se fundamentou a partir dos esforços em responder quais são as especificidades do trabalho pedagógico realizado pela Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal. Onde teve por objetivo central identificar e analisar as ações formativas realizadas nesse espaço educativo não escolar. Para tal, foram feitas as análises documentais a partir da Matriz Curricular Nacional, para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública no âmbito distrital. Nesse sentido, buscamos analisar como a referida matriz tem orientado o Setor de Planejamento Pedagógico da ESPC-DF, no que tange aos conhecimentos e diretrizes imprescindíveis ao trabalho dos docentes habilitados que atuam nos cursos direcionados aos profissionais de segurança pública do Distrito Federal. Partimos do pressuposto de que a referida matriz é um referencial teóricometodológico que norteia as ações pedagógicas responsáveis pelos cursos de formação inicial e continuada dos profissionais da área de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar). Os docentes responsáveis em conduzir as disciplinas programadas para cada curso são profissionais que atuam no atendimento perante à sociedade e demandas que cercam rotineiramente a atuação policial, cujas ações principais muitas vezes não possuem relação com as áreas educacionais. Assim, a ação pedagógica em cursos e eventos de formação continuada dos policiais exigem formações didáticas conduzidas pelos responsáveis pedagógicos dessas instituições, para que haja um processo de ensino e aprendizagem ativo e eficaz frente aos resultados almejados por aqueles que serão formados pelos devidos cursos. A matriz referencial aborda estratégias indispensáveis para o alcance de um dos objetivos finais da ESPC-DF: planejamento de ações formativas para formar profissionais que possam, de maneira autônoma e responsável, reagir e refletir criticamente frente às demandas complexas que surgem constantemente em suas rotinas de trabalho. A presente pesquisa buscou então a partir dessas informações destacar a importância das estratégias didáticas e metodológicas, do planejamento e, principalmente, da identificação do trabalho realizado por pedagogos e pedagogas neste espaço formativo. Esperamos que a referida pesquisa venha contribuir com o importante debate educacional no cenário das academias de polícia, em especial no Distrito Federal, cujo trabalho pedagógico precisa ser conhecido por grande parte da população. Além disso, a temática da presente pesquisa ainda necessita ser ampliada e divulgada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscola Superior de Polícia Civil do Distrito Federapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - segurança públicapt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - metodologiapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino - modelo pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordAção pedagógicapt_BR
dc.titleEscola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal : especificidades do trabalho pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T18:23:41Z-
dc.date.available2024-01-29T18:23:41Z-
dc.date.submitted2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37451-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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