Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37450
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LauraBrisolaraDeAlbuquerque_tcc.pdf324,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A pandemia da Covid-19, o ensino remoto e os seus impactos na educação infantil
Autor(es): Albuquerque, Laura Brisolara de
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Educação infantil
Pandemia
Covid-19
Ensino remoto
Sociologia da infância
Professores - educação infantil
Data de apresentação: 20-Set-2023
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: ALBUQUERQUE, Laura Brisolara de. A pandemia da Covid-19, o ensino remoto e os seus impactos na educação infantil. 2023. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa que se iniciou com o projeto ofertado pela UnB (Universidade de Brasília) PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica) no período de 2021/2022. A pesquisa tem um olhar atencioso com as crianças e a Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19 e seus impactos, a partir das produções acadêmicas publicadas neste período. A partir deste olhar a presente investigação foi desenvolvida com o intuito de aprofundar nosso entendimento sobre como o ensino remoto foi aplicado no contexto da pandemia para as crianças das creches e pré-escolas do Brasil. Diante desses fatores, a presente pesquisa mapeou as produções acadêmicas relacionadas à infância e a pandemia no ano de 2020 e 2021, considerando as análises das produções acadêmicas relacionadas à Educação Infantil brasileira e o Ensino Remoto no contexto pandêmico, após todo o levantamento da pesquisa, foi feita a organização dos 85 textos selecionados em quatro categorias, sendo elas: Educação Infantil e Ensino Remoto; Educação Infantil e Docência; Educação Infantil e Políticas Públicas e Educação Infantil e Tecnologia. Pode-se apontar que as publicações analisadas trouxeram visibilidade para a situação dos bebês e das crianças pequenas, que ficaram sem acesso as creches e pré-escolas, dialogaram com as recomendações feitas para a oferta da Educação Infantil nesse período, trazendo ainda a complexidade de questões e elementos que devem ser considerados para garantir o direito das crianças.
Abstract: : This article is the result of a research that began with the project offered by UnB (University of Brasília), the Pibic (Institutional Program of Scholarships for Scientific Initiation) during 2021/2022. The research takes a careful look at children and Early Childhood Education in the context of the Covid-19 pandemic and its impacts, based on academic productions published during this period. From this point of view, the present investigation was developed with the aim of deepening our understanding of how remote teaching was applied in the context of the pandemic for children in day care centers and preschools in Brazil. Given these factors, this research mapped academic productions related to childhood and the pandemic in 2020 and 2021, considering the analyzes of academic productions related to Brazilian Early Childhood Education and Remote Teaching in the pandemic context, after all the research, the 85 selected texts were organized into four categories, namely: Early Childhood Education and Remote Teaching; Early Childhood Education and Teaching; Early Childhood Education and Public Policy and Early Childhood Education and Technology. brought visibility to the situation of babies and young children, who were left without access to day care centers and preschools, dialogued with the recommendations made for the provision of early childhood education in this period, also bringing up the complexity of issues and elements that must be considered for guarantee the rights of children.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.