Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SilvanaDaSilvaSousa_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Instagram como fonte de notícias : análise da cobertura de celebridades no portal Metrópoles
Autor(es): Sousa, Silvana da Silva
Orientador(es): Almeida, Paulo Henrique Soares de
Assunto: Análise de conteúdo (Comunicação)
Redes sociais on-line
Jornalismo e entretenimento
Instagram (Rede social on-line)
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: SOUSA, Silvana da Silva. O Instagram como fonte de notícias: análise da cobertura de celebridades no portal Metrópoles. 2023. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com a ascensão das redes sociais, o fazer jornalismo passa por alterações em diversos sentidos. Entre eles, conteúdos de entretenimento com foco em celebridades são impactados por essas novas mídias, desde a escolha da pauta, servindo como fontes diretas da informação, até a divulgação final dos acontecimentos. Mas se o intermédio de um veículo não é mais necessário para que a notícia dos famosos chegue ao público, visto que as redes sociais se tornaram fontes diretas de comunicação, como os jornalistas cravam suas matérias e como essas novas mídias se relacionam com esse processo de apuração? Há de fato alguma novidade na construção dessas notícias amparadas nas redes sociais ou elas são apenas replicações das informações publicadas nos perfis? Quais estratégias são utilizadas pelo jornalismo para transformar esses conteúdos em pautas capazes de atrair a atenção dos leitores? Com o objetivo de entender o impacto dessas redes, mais especificamente do Instagram, no agendamento e na construção da notícia, esta pesquisa propõe uma análise da seção de celebridades do portal Metrópoles por meio de um corpus de 15 matérias selecionadas por um filtragem realizada em um recorte de 30 dias de matérias publicadas. Para isso, utilizamos como metodologia a Entrevista e a Análise de Conteúdo. Entre as conclusões, a pesquisa nos mostra que o Metrópoles já incorporou e naturalizou o uso do Instagram como fonte na cobertura de celebridades, bem como um canal de divulgação dos conteúdos produzidos. Entretanto, a análise concluiu também que apesar da prática conferir mais agilidade na produção de notícias do portal, é preciso observar que há uma linha tênue entre usar a rede como fonte e/ou se tornar apenas um mero replicador de conteúdos, perdendo assim a essência do jornalismo: a apuração.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.