Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SilvanaDaSilvaSousa_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Paulo Henrique Soares de-
dc.contributor.authorSousa, Silvana da Silva-
dc.identifier.citationSOUSA, Silvana da Silva. O Instagram como fonte de notícias: análise da cobertura de celebridades no portal Metrópoles. 2023. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom a ascensão das redes sociais, o fazer jornalismo passa por alterações em diversos sentidos. Entre eles, conteúdos de entretenimento com foco em celebridades são impactados por essas novas mídias, desde a escolha da pauta, servindo como fontes diretas da informação, até a divulgação final dos acontecimentos. Mas se o intermédio de um veículo não é mais necessário para que a notícia dos famosos chegue ao público, visto que as redes sociais se tornaram fontes diretas de comunicação, como os jornalistas cravam suas matérias e como essas novas mídias se relacionam com esse processo de apuração? Há de fato alguma novidade na construção dessas notícias amparadas nas redes sociais ou elas são apenas replicações das informações publicadas nos perfis? Quais estratégias são utilizadas pelo jornalismo para transformar esses conteúdos em pautas capazes de atrair a atenção dos leitores? Com o objetivo de entender o impacto dessas redes, mais especificamente do Instagram, no agendamento e na construção da notícia, esta pesquisa propõe uma análise da seção de celebridades do portal Metrópoles por meio de um corpus de 15 matérias selecionadas por um filtragem realizada em um recorte de 30 dias de matérias publicadas. Para isso, utilizamos como metodologia a Entrevista e a Análise de Conteúdo. Entre as conclusões, a pesquisa nos mostra que o Metrópoles já incorporou e naturalizou o uso do Instagram como fonte na cobertura de celebridades, bem como um canal de divulgação dos conteúdos produzidos. Entretanto, a análise concluiu também que apesar da prática conferir mais agilidade na produção de notícias do portal, é preciso observar que há uma linha tênue entre usar a rede como fonte e/ou se tornar apenas um mero replicador de conteúdos, perdendo assim a essência do jornalismo: a apuração.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordJornalismo e entretenimentopt_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleO Instagram como fonte de notícias : análise da cobertura de celebridades no portal Metrópolespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T14:12:05Z-
dc.date.available2024-01-29T14:12:05Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37432-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.