Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Paulo Henrique Soares de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Silvana da Silva | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Silvana da Silva. O Instagram como fonte de notícias: análise da cobertura de celebridades no portal Metrópoles. 2023. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a ascensão das redes sociais, o fazer jornalismo passa por alterações em diversos sentidos.
Entre eles, conteúdos de entretenimento com foco em celebridades são impactados por essas
novas mídias, desde a escolha da pauta, servindo como fontes diretas da informação, até a
divulgação final dos acontecimentos. Mas se o intermédio de um veículo não é mais necessário
para que a notícia dos famosos chegue ao público, visto que as redes sociais se tornaram fontes
diretas de comunicação, como os jornalistas cravam suas matérias e como essas novas mídias
se relacionam com esse processo de apuração? Há de fato alguma novidade na construção
dessas notícias amparadas nas redes sociais ou elas são apenas replicações das informações
publicadas nos perfis? Quais estratégias são utilizadas pelo jornalismo para transformar esses
conteúdos em pautas capazes de atrair a atenção dos leitores? Com o objetivo de entender o
impacto dessas redes, mais especificamente do Instagram, no agendamento e na construção da
notícia, esta pesquisa propõe uma análise da seção de celebridades do portal Metrópoles por
meio de um corpus de 15 matérias selecionadas por um filtragem realizada em um recorte de
30 dias de matérias publicadas. Para isso, utilizamos como metodologia a Entrevista e a Análise
de Conteúdo. Entre as conclusões, a pesquisa nos mostra que o Metrópoles já incorporou e
naturalizou o uso do Instagram como fonte na cobertura de celebridades, bem como um canal
de divulgação dos conteúdos produzidos. Entretanto, a análise concluiu também que apesar da
prática conferir mais agilidade na produção de notícias do portal, é preciso observar que há uma
linha tênue entre usar a rede como fonte e/ou se tornar apenas um mero replicador de conteúdos,
perdendo assim a essência do jornalismo: a apuração. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de conteúdo (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo e entretenimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.title | O Instagram como fonte de notícias : análise da cobertura de celebridades no portal Metrópoles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T14:12:05Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T14:12:05Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37432 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|