Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CarolinaSoaresLobo_tcc.pdf411,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A transmissão de informações jurídicas em jornais brasileiros de grande repercussão : como a Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo noticiaram o julgamento do STJ sobre o rol da ANS
Autor(es): Lôbo, Carolina Soares
Orientador(es): Maranhão, Ana Carolina Kalume
Assunto: Análise de conteúdo (Comunicação)
Direito à saúde
Data de apresentação: 11-Jul-2023
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: LÔBO, Carolina Soares. A transmissão de informações jurídicas em jornais brasileiros de grande repercussão: como a Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo noticiaram o julgamento do STJ sobre o rol da ANS. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A decisão do STJ a respeito da taxatividade do rol da ANS evidenciou a discussão sobre o direito à saúde, previsto na Constituição Federal. Em junho de 2022, o STJ determinou que os planos de saúde são obrigados a custear somente procedimentos de saúde listados pela ANS. Por isso, este artigo investiga como A Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo divulgaram informações sobre o julgamento do STJ e demonstra como cada jornal selecionou valores-notícia que se relacionavam diretamente com sua linha editorial. Por meio da pesquisa quantitativa, o artigo faz uma análise de conteúdo das matérias dos jornais citados a respeito da decisão do STJ sobre o rol da ANS, utilizando como base a semana construída, abordada por Sousa (2004), e a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1971). As semanas construídas escolhidas foram: de 07 de junho de 2022 a 13 de junho de 2022 e de 20 de junho de 2022 a 27 de junho de 2022. Assim, as notícias publicadas pela Folha de S.Paulo, pelo O Globo e pelo O Estado de S. Paulo tiveram seus elementos categorizados em duas etapas: i) o inventário e ii) a classificação, com a elaboração de uma tabela contendo ambas as semanas construídas e os conceitos-chaves publicados pelos jornais. Foram identificados cinco conceitos chaves: i) rol da ANS, ii) rol taxativo, iii) rol exemplificativo, iv) decisão e v) plano de saúde. Os resultados apresentaram um contraste de opiniões sobre cada conceito, porque os jornais estudados se dedicaram a explanar diferentes pontos de vista, mas também demonstraram o posicionamento de cada jornal a respeito da taxatividade do rol da ANS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.