Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37401
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnnaCarolineSoaresLopes_tcc.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de redes de impedância Non-Foster para antenas eletricamente pequenas
Autor(es): Lopes, Anna Caroline Soares
Orientador(es): Menezes, Leonardo Rodrigues Araújo Xavier de
Assunto: Antenas (Eletrônica)
Antenas Eletricamente pequenas
Topologias Non-Foster
Data de apresentação: 8-Out-2021
Data de publicação: 25-Jan-2024
Referência: LOPES, Anna Caroline Soares. Uso de redes de impedância non-Foster para antenas eletricamente pequenas. 2021. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo de Antenas Eletricamente pequenas se faz muito útil no contexto atual em que a mobilidade tecnológica só tende a crescer, e, portanto, se beneficiaria bastante de antenas de tamanho mais portável (menores). No entanto, a fabricação de Antenas eletricamente pequenas é um dos problemas mais desafiadores no estudo de telecomunicações, visto que são possuem alta reatância de entrada, o que as torna ineficientes, pois a maior parte da energia dissipada se armazena no campo próximo da antena. Para tanto, esse trabalho se utiliza de um recurso há muito tempo estudado mas com pouca aplicação nesta área: Topologias Non-Foster. Esses tipos de circuito possuem comportamento ativo, de modo a cancelarem boa parte da reatância de entrada da antena. O presente trabalho propõe o desenvolvimento e análise de modelos de topologias ativas, que, em casamento com as antenas as tornem mais eficientes e utilizáveis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.