Título: | Análise das distribuidoras do Centro-Oeste sobre o tema de Continuidade de fornecimento |
Autor(es): | Santana, Felipe Viana |
Orientador(es): | Camargo, Ivan Marques de Toledo |
Assunto: | Energia elétrica - distribuição Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Sistemas de energia elétrica Energia elétrica |
Data de apresentação: | 3-Nov-2021 |
Data de publicação: | 25-Jan-2024 |
Referência: | SANTANA, Felipe Viana. Análise das distribuidoras do Centro-Oeste sobre o tema de Continuidade de fornecimento. 2021. 115 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho consiste na análise da troca de gestão pública para a gestão privada em
relação à qualidade do serviço prestado na área de distribuição de energia elétrica da Enel
Distribuição Goiás no período de 2015 a 2020. O objetivo é constatar a evolução positiva
ou negativa por meio dos indicadores de continuidade na perspectiva global, interna e dos
conjuntos de unidades consumidoras, além dos principais fatos geradores das ocorrências
emergenciais de acordo com as gestões da distribuidora. Também foi realizada a análise
da relação entre as ações da distribuidora e os resultados positivos obtidos.
Devido à variação positiva da Enel GO no ciclo de 2019 a 2020, principalmente, durante a vigência do Plano de Acompanhamento Emergencial, verificou-se a evolução do
desempenho das distribuidoras de energia elétrica localizadas no centro-oeste do Brasil
nesse intervalo temporal. Dentre as cinco distribuidoras analisadas, quatro detinham a
gestão privada enquanto uma delas possuía a gestão pública no período de 2019 a 2020.
Avaliou-se a qualidade do serviço prestado na área de distribuição de energia elétrica
quanto aos resultados obtidos na evolução dos indicadores técnicos e os principais fatos
geradores de ocorrências emergenciais de acordo com a gestão pública ou privada de cada
distribuidora na região do centro-oeste de 2019 a 2020.
Constatou-se que a evolução positiva da Enel Distribuição Goiás entre 2019 e 2020
é decorrente das ações da distribuidora no Plano de Acompanhamento Emergencial.
Observou-se que o aumento de equipes e o investimento em sistemas de telecontrole in correram em melhora significativa da qualidade do serviço. Além disso, ao comparar a
evolução das distribuidoras do centro-oeste de 2019 a 2020, percebeu-se que a distribuidora
cuja gestão era pública apresentou as maiores variações negativas quanto à qualidade do
serviço e a pior apuração dos fatos geradores de ocorrências emergenciais. Em relação aos
principais fatos geradores das ocorrências emergenciais na área de distribuição no Centro-Oeste, verificou-se que as principais causas são “Próprias do Sistema – Falha de Material
ou Equipamento” e “Meio ambiente – Descarga Atmosféricas". |
Abstract: | This scientific paper contains the analysis of management change from public to pri vate of the energy distributor "Enel Distribuição Goiás" about the quality of the energy
distribution service in the period from 2015 to 2020. The goal is to evaluate the deve lopment of the global, intern and consumer units group perspectives, besides the main
reasons of the emergency occurrences according to each management. This survey also
demonstrates the relationship between the distributor’s actions and the variation of the
reliability indicators.
Due to the positive result of Enel GO’s service in the cycle of 2019 to 2020, mainly,
during the Emergency Monitoring Plan, this survey also evaluated the energy distributors’
developments of the midwest region of Brazil, composed of five energy distributors. Along
this period, four of them were private and one was public. The quality of the energy
distribution service was verified using the reliability indicators and the main reasons of
the emergency occurrences in midwest region of Brazil between 2019 and 2020.
The survey findings demonstrate the positive variation of the energy distributor "Enel
Distribuição Goiás" in 2019 and 2020 is due to the actions implemented on the Emergency
Monitoring Plan. The increase of work teams to handle the emergency occurrences and
the investment in remote control system entailed a significant service quality’s improve ment. Besides these actions, when compared to the other midwest energy distributor’s
developments, it was found that the public distributor presented the worst variation when
it comes to energy quality service in indicators analysis and the worst determination of
emergency occurrence’s reasons. It was noticed that the main midwest emergency occur rence’s reasons, along the period of 2019 to 2020, were "System - Material or Equipment
Failure" and " Enviroment - Atmospheric Discharge". |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2021. |
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