Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AmandaNunesDeAraujo_tcc.pdf788,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDeus, Eduardo Di-
dc.contributor.authorAraujo, Amanda Nunes de-
dc.identifier.citationARAUJO, Amanda de Paula Leite. Educação ambiental na prática: desafios e possibilidades dos projetos escolares. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se debruça sobre alguns projetos de educação ambiental em contextos escolares. O objetivo foi expor os entraves enfrentados por estes projetos na escola, afim de que seja possível pensar em possibilidades para superar os problemas flagrantes. Para isto, houve a seleção e avaliação de bibliografias que se ocuparam em investigar os motivos de encurtamento da vigência dos projetos em Educação Ambiental - EA, em diversos contextos escolares pelo Brasil, expondo um panorama complexo de percepções e a diversidade deste campo social. Como exemplo teórico-metodológico em educação ambiental, foi apresentado o projeto de alfabetização ecológica ABCerrados, como uma forma de demonstrar que é possível desenvolver satisfatoriamente uma iniciativa, desde que haja envolvimento dos sujeitos da comunidade escolar. Como sugestão final, fica a reflexão sobre a avaliação específica dos projetos em EA, para identificar e corrigir possíveis falhas e investir nas potencialidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEscolas - função socialpt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordProjetos educacionaispt_BR
dc.titleEducação ambiental na prática : desafios e possibilidades dos projetos escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T19:02:05Z-
dc.date.available2024-01-25T19:02:05Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37386-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work focuses on environmental education projects in school contexts. The objective was to expose the obstacles faced by these projects at school, so that it is possible to think of possibilities to overcome the flagrant problems. For this, there was a selection and evaluation of bibliographies that were concerned with investigating the reasons for shortening the validity of projects in Environmental Education - EE, in different school contexts throughout Brazil, exposing a complex panorama of perceptions and the diversity of this social field. As a theoretical-methodological example in environmental education, the ABCerrados ecological literacy project was presented, as a way of demonstrating that it is possible to satisfactorily develop an initiative, as long as there is involvement of subjects from the school community. As a final suggestion, there is a reflection on the specific evaluation of EA projects, to identify and correct possible failures and invest in potentialities.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.