Título: | CEDUC : um centro de documentação, uma memória em formação (oficina vivencial, FE/UNB, 2005-2017) |
Autor(es): | Oliveira, Samira Paulo de Araujo de |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação (CEDUC/FE/UnB) Atividades pedagógicas |
Data de apresentação: | 8-Dez-2023 |
Data de publicação: | 25-Jan-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, Samira Paulo de Araujo de. CEDUC: um centro de documentação, uma memória em formação (oficina vivencial, FE/UNB, 2005-2017). 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Um espaço que guarda a documentação de uma Faculdade de Educação permite
considerarmos as atividades pedagógicas, administrativas e extensionistas que, durante
determinados períodos, foram ali realizadas. Tendo esse entendimento basilar, o presente
trabalho visa, a partir dos relatos registrados na disciplina para calouros Oficina Vivencial,
compreender como se deu a experiência dos/as discentes dentro dessa disciplina. Com recorte
do ano de 2005 a 2017, a investigação considerou onze caixas, pertencentes ao Fundo da
Faculdade de Educação, do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação
(CEDUC/FE/UnB). Para tanto, é considerado o método histórico para a pesquisa e construção
da narrativa, dialogando com Nora (1981) e Le Goff (2013) quando se pensa a memória em
história. Além da análise documental, o estudo contou com a informação gerada por meio de
uma entrevista semiestruturada, com dois ex-alunos dessa disciplina, com o intuito de
apreender a memória de encaminhamentos que receberam ao longo do seu curso. No
cotejamento entre as fontes e a discussão teórica foi possível identificar que tal disciplina
permite localizar aspectos da materialidade da Faculdade de Educação, por meio de
fotografias e dos relatos memorialísticos dos estudantes, a metodologia empregada pela
professora da disciplina, pelos diários/portfólios. |
Abstract: | A space that stores the documentation of a Faculty of Education allows us to consider the
pedagogical, administrative and extension activities that, during certain periods, were carried
out there. Having this basic understanding, the present work aims, based on the reports
recorded from the Experiential Discipline Workshop, to understand how the students'
experience within this discipline took place. Covering the years 2005 to 2017, the
investigation considered 11 boxes, which are located in the Faculty of Education Fund. In
addition to document analysis, the study relied on information generated through a semistructured interview, with two former students of this discipline, with the aim of
understanding the memory of referrals they received throughout their course. In comparing
the sources and the theoretical discussion, it was possible to identify that this discipline allows
us to locate aspects of the materiality of the Faculty of Education, through photographs and
students' memorial reports, the methodology used by the professor of the discipline, through
diaries/portfolios. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.