Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SamiraPauloAraujoOliveira_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: CEDUC : um centro de documentação, uma memória em formação (oficina vivencial, FE/UNB, 2005-2017)
Autor(es): Oliveira, Samira Paulo de Araujo de
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação
Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação (CEDUC/FE/UnB)
Atividades pedagógicas
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 25-Jan-2024
Referência: OLIVEIRA, Samira Paulo de Araujo de. CEDUC: um centro de documentação, uma memória em formação (oficina vivencial, FE/UNB, 2005-2017). 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Um espaço que guarda a documentação de uma Faculdade de Educação permite considerarmos as atividades pedagógicas, administrativas e extensionistas que, durante determinados períodos, foram ali realizadas. Tendo esse entendimento basilar, o presente trabalho visa, a partir dos relatos registrados na disciplina para calouros Oficina Vivencial, compreender como se deu a experiência dos/as discentes dentro dessa disciplina. Com recorte do ano de 2005 a 2017, a investigação considerou onze caixas, pertencentes ao Fundo da Faculdade de Educação, do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação (CEDUC/FE/UnB). Para tanto, é considerado o método histórico para a pesquisa e construção da narrativa, dialogando com Nora (1981) e Le Goff (2013) quando se pensa a memória em história. Além da análise documental, o estudo contou com a informação gerada por meio de uma entrevista semiestruturada, com dois ex-alunos dessa disciplina, com o intuito de apreender a memória de encaminhamentos que receberam ao longo do seu curso. No cotejamento entre as fontes e a discussão teórica foi possível identificar que tal disciplina permite localizar aspectos da materialidade da Faculdade de Educação, por meio de fotografias e dos relatos memorialísticos dos estudantes, a metodologia empregada pela professora da disciplina, pelos diários/portfólios.
Abstract: A space that stores the documentation of a Faculty of Education allows us to consider the pedagogical, administrative and extension activities that, during certain periods, were carried out there. Having this basic understanding, the present work aims, based on the reports recorded from the Experiential Discipline Workshop, to understand how the students' experience within this discipline took place. Covering the years 2005 to 2017, the investigation considered 11 boxes, which are located in the Faculty of Education Fund. In addition to document analysis, the study relied on information generated through a semistructured interview, with two former students of this discipline, with the aim of understanding the memory of referrals they received throughout their course. In comparing the sources and the theoretical discussion, it was possible to identify that this discipline allows us to locate aspects of the materiality of the Faculty of Education, through photographs and students' memorial reports, the methodology used by the professor of the discipline, through diaries/portfolios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.