Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3738
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PatriciaGomes.pdf753,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento em condições especiais : o desenvolvimento da consciência fonológica em um sujeito com paralisia cerebral
Autor(es): Gomes, Patrícia
Orientador(es): Pimenta, Meireluce Leite
Assunto: Paralisia cerebral nas crianças
Letramento
Distúrbios da aprendizagem
Distúrbios da fala
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 9-Jul-2012
Referência: GOMES, Patrícia. Letramento em condições especiais: o desenvolvimento da consciência fonológica em um sujeito com paralisia cerebral. 2011. 47 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse estudo é resultado das inquietações de uma profissional que tenta ver cada sujeito na sua especificidade e atendê-lo da melhor forma possível. O nosso sujeito tem diagnóstico de paralisia cerebral com atraso de linguagem. Não apresenta déficit cognitivo aparente, mas tem grande dificuldade em ser alfabetizado mesmo estando inserido numa prática de letramento que considera os aspectos sociais dessa aquisição. Diante disto, procuramos auxiliar esse sujeito na construção da escrita visto que o mesmo se desenvolve bem em outras áreas e também não necessita de adaptações físicas. A hipótese levantada é que a competência fonológica do sujeito pode estar comprometida, pela sua própria condição de ser portador de uma encefalopatia, o que conseqüentemente poderia dificultar a aquisição de competências de leitura e escrita.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons