Título: | Experiência de estágio em espaços educativos não-escolares : o papel da pedagoga no Núcleo de Atendimento às Famílias e aos autores de Violência Doméstica - NAFAVD |
Autor(es): | Araújo, Raíssa Leite |
Orientador(es): | Silva, Francisco Thiago |
Assunto: | Educação Educação - espaços não formais Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD) Violência contra as mulheres Violência familiar Pedagogos - prática profissional |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 25-Jan-2024 |
Referência: | ARAÚJO, Raíssa Leite. Experiência de estágio em espaços educativos não-escolares: o papel da pedagoga no Núcleo de Atendimento às Famílias e aos autores de Violência Doméstica - NAFAVD. 2023. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa buscou apurar qual o papel da profissional de Pedagogia inserida no
Núcleo de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica - NAFAVD, a
partir da experiência de Estágio Obrigatório em Espaços Educativos Não-Escolares, no ano de
2022, pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. No quadro teórico este
trabalho dispõe da contribuição de autores/as, como: Brandão (1981, 1986); Libâneo (2010);
Borges (2012); Severo (2015); Souza (2021, 2023); entre outros/as. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa (Gaskell, 2008; Richardson, 1999; Devechi; Trevisan, 2010) cuja observação
participante se deu durante o período de estágio obrigatório e estudo de caso realizado no
segundo semestre de 2023 por meio de análise documental e de entrevista semiestruturada
feita com a especialista Pedagoga da unidade. Os resultados da pesquisa evidenciaram o
campo da Pedagogia como uma área educacional ampla que pode e deve acontecer em
diversos espaços sociais, bem como a importância de incluir a educação não formal nos
currículos de formação para futuros docentes. As contribuições da presente análise
investigativa elucidaram a potência e relevância social que o NAFAVD possui e desenvolve
no trabalho com os/as autores/as de violência doméstica e familiar contra as mulheres,
trazendo luz às temáticas abordadas pelas quais proporcionam pensamento, responsabilização,
reeducação e análise crítica das pessoas atendidas na unidade, assim como o reconhecimento
da Lei 11.340/2006 (Maria da Penha) como instrumento de poder e encorajamento de
homens, mas, sobretudo, de mulheres na luta pelos direitos humanos e segurança das
mulheres, cumprindo o que está regido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de
Diretrizes e Bases da Educação - LDB, que é garantir Educação para o pleno exercício da
cidadania (BRASIL, 1988; 1996). |
Abstract: | This research sought to determine the role of the Pedagogy professional inserted in the Center
for Assistance to Families and Perpetrators of Domestic Violence - NAFAVD, based on the
experience of a Mandatory Internship in Non-School Educational Spaces, in the year 2022, at
the Faculty of Education at the University of Brasília - UnB. In the theoretical framework, this
work has contributions from authors such as: Brandão (1981, 1986); Libâneo (2010); Borges
(2012); Severo (2015); Souza (2021, 2023); among others. This is a qualitative research
(Gaskell, 2008; Richardson, 1999; Devechi; Trevisan, 2010) whose participant observation
took place during the mandatory internship period and case study carried out in the second
half of 2023 through document analysis and semi-structured interview carried out with the
unit’s Pedagogue specialist. The research results highlighted the field of Pedagogy as a broad
educational area that can and should take place in different social spaces, as well as the
importance of including non-formal education in training curricula for future teachers. The
contributions of this investigative analysis elucidated the power and social relevance that
NAFAVD has and develops in its work with perpetrators of domestic and family violence
against women, bringing light to the themes addressed through which they provide thought,
accountability, re-education and critical analysis of the people cared for in the unit, as well as
the recognition of Law 11,340/2006 (Maria da Penha) as an instrument of power and
encouragement for men, but, above all, women in the fight for human rights and women's
safety, fulfilling what it is governed by the Federal Constitution of 1988 and by the Education
Guidelines and Bases Law - LDB, which is to guarantee Education for the full exercise of
citizenship (BRASIL, 1988; 1996). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
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