Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa Júnior, Áderson Luiz | - |
dc.contributor.author | Contini, Raissa | - |
dc.identifier.citation | CONTINI, Raissa. A função da escola no tratamento de saúde de crianças com condições crônicas. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escolarização de crianças em tratamento de alguma condição crônica de saúde apresenta
desafios e complexidades que requerem atenção especial por parte das escolas, professores e
comunidade em geral. Tais crianças tendem a enfrentar algumas adversidades, conforme a
especificidade de seus quadros clínicos, redes de suporte e quando precisam ajustar suas
necessidades médicas às atividades educacionais, exigências e interações sociais do ambiente
escolar. O trabalho discute algumas das especificidades associadas a essa situação
potencialmente conflituosa, incluindo limitações impostas pela condição crônica e pela
própria escola ao processo de crescente escolarização dos estudantes, bem como sentimentos
e percepções das crianças e familiares em relação ao manejo das contingências decorrentes
dos tratamentos. E, com objetivo de orientar e aprimorar a experiência educacional destas
crianças, é proposto um guia de acolhimento e inclusão de estudantes expostos a
condições/doenças crônicas no âmbito das experiências de escolarização. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | A função da escola no tratamento de saúde de crianças com condições crônicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T11:30:47Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T11:30:47Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37378 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Lisniowski, Simone Aparecida | - |
dc.description.abstract1 | The schooling of children undergoing treatment for a chronic health condition presents
challenges and complexities that require special attention from schools, teachers and the
community in general. These children tend to face a number of adversities, depending on the
specific nature of their medical conditions, support networks and when they need to adjust
their medical needs to the educational activities, demands and social interactions of the school
environment. The paper discusses some of the specificities associated with this potentially
conflicting situation, including limitations imposed by the chronic condition and by the
school itself on the process of increasing the students' schooling, as well as the feelings and
perceptions of the children and their families in relation to the management of the
contingencies resulting from the treatments. With the aim of guiding and improving the
educational experience of these children, a guide is proposed for the reception and inclusion
of students exposed to chronic conditions/diseases in the context of schooling experiences. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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