Título: | Avaliação e projeto político pedagógico : o registro das abordagens avaliativas em escolas públicas de Ceilândia-DF |
Autor(es): | Magalhães, Mariana Alecrim de |
Orientador(es): | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de |
Assunto: | Escolas públicas Ceilândia (DF) Projetos educacionais Avaliação educacional |
Data de apresentação: | 13-Dez-2023 |
Data de publicação: | 24-Jan-2024 |
Referência: | MAGALHÃES, Mariana Alecrim de. Avaliação e projeto político pedagógico: o registro das abordagens avaliativas em escolas públicas de Ceilândia-DF. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa investiga a Avalição e Projeto Político Pedagógico em escolas públicas de
Ceilândia-DF. Tem por objetivo geral analisar a concepção de avaliação nos Projetos Políticos
Pedagógicos de 3 escolas públicas de Ceilândia-DF, no ano de 2023. Dessa forma, a avaliação
desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem, fornecendo
informações significativas sobre o progresso dos alunos e a efetividade das metodologias de
ensino. Por outro lado, o Projeto Político Pedagógico se configura como um guia fundamental
que direciona as ações da instituição escolar, estabelecendo seus propósitos, valores e
estratégias. Para a efetivação deste trabalho, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa,
fazendo o uso da revisão narrativa, análise bibliográfica e documental, que nos permitiu
examinar e analisar os documentos selecionados. Os dados coletados partiram da análise dos
Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas. Assim, o aporte teórico é composto por
Hadji (2001), Libâneo (2013), Luckesi (2000), Furtado (2008), Villas Boas (2011, 2019) e
Veiga (1998, 2010, 2012). Os resultados mostram a presença do uso da avaliação formativa e
a sua relevância dentro dos documentos das escolas, proporcionado aos educandos um ensino
e aprendizagem mais democráticos e igualitários. |
Abstract: | This research investigates the Pedagogical Political Assessment and Project in 3 public schools
in Ceilândia-DF. Its general objective is to analyze the conception of evaluation in the
Pedagogical Political Projects of public schools in Ceilândia-DF, in the year 2023. In this way,
evaluation plays an essential role in the teaching-learning process, providing significant
information about students' progress. and the effectiveness of teaching methodologies. On the
other hand, the political-pedagogical project is configured as a fundamental guide that directs
the actions of the school institution, establishing its purposes, values and strategies. To carry
out this work, qualitative research was used, using narrative review, bibliographic and
documentary analysis, which allowed us to examine and analyze the selected documents. The
data collected came from the analysis of the Pedagogical Political Projects of the schools
researched. Thus, the theoretical contribution is made up of Hadji (2001), Libâneo (2013),
Luckesi (2000), Furtado (2008), Villas Boas (2011, 2019) and Veiga (1998, 2010, 2012). The
results show the presence of the use of formative assessment and its relevance within school
documents, providing students with more democratic and egalitarian teaching and learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.