Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarcelaMenesesDeFreitas_tcc.pdf225,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da participação da família na construção de hábitos de estudos para crianças de ensino fundamental 1 durante e depois da pandemia do coronavírus
Autor(es): Freitas, Marcela Menêses de
Orientador(es): Barrios González, Alia Maria
Assunto: Pandemia
Covid-19
Ensino fundamental
Hábitos de estudo
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 24-Jan-2024
Referência: FREITAS, Marcela Menêses de. A importância da participação da família na construção de hábitos de estudos para crianças de ensino fundamental 1 durante e depois da pandemia do coronavírus. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente artigo aborda a importância da participação da família na construção de hábitos de estudos para crianças do Ensino Fundamental 1 durante e depois da pandemia do Coronavírus. O objetivo geral deste trabalho é compreender o possível impacto da participação da família na construção de hábitos de estudo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas feitas com mães de crianças que estavam no Ensino Fundamental 1 durante a pandemia, abordando os desafios que enfrentaram para manter uma rotina de estudos, durante o confinamento e as aulas online , e o que aconteceu depois, com o retorno às aulas presenciais. De acordo com o modelo bioecológico de Bronfenbrenner, a participação da família em atividades escolares, propulsiona a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças, criando um laço de confiança com os pais, proporcionando um microssistema familiar afetivo, gerando um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento da criança. Os resultados apontam que, durante a pandemia, as mães tiveram muita dificuldade em fazer os filhos se concentrarem nas aulas online . Na volta ao sistema presencial, todas as crianças demonstraram dificuldades de aprendizado - principalmente em escrita e leitura. Todas as mães disseram acreditar ser muito importante acompanhar a rotina de estudos dos filhos e 4 das 5 mães sugeriram buscar ajuda de terceiros para auxiliar os filhos com as atividades propostas pela escola.
Abstract: This article addresses the importance of family participation in building study habits for elementary school children during and after the Coronavirus pandemic. The general objective of this work is to understand the possible impact of family participation in the construction of study habits. A qualitative research was carried out, based on interviews with mothers of children who were in Elementary School during the pandemic, addressing the challenges faced in maintaining a study routine, during confinement and online classes, and what happened afterwards, with the return to face-to-face classes. According to Bronfenbrenner's bioecological model, family participation in school activities boosts children's learning and development, creating a bond of trust with parents, providing an affective family microsystem and generating a favorable environment for the full development of the child. The results point out that during the pandemic, mothers had a lot of difficulty getting their children to concentrate on online classes. Upon returning to the face-to-face system, all children showed learning difficulties - especially in writing and reading. All mothers said they believe it is very important to follow their children's study routine and 4 out of 5 mothers suggested seeking help from third parties to help their children with the activities proposed by the school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.