Título: | A formação de professoras(es) para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP Nº 2/2019 |
Autor(es): | Almeida, Lorrany Martins de |
Orientador(es): | Devechi, Catia Piccolo Viero |
Assunto: | Educação Pedagogos - formação Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 29-Nov-2023 |
Data de publicação: | 24-Jan-2024 |
Referência: | ALMEIDA, Lorrany Martins de. A formação de professoras(es) para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP Nº 2/2019. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O artigo apresenta considerações de docentes do curso de Pedagogia da Universidade de
Brasília (UnB) em relação à formação da professora e do professor para atuação na Educação
Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental diante das mudanças educacionais determinadas
pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no curso de Pedagogia, por meio da Resolução
CNE/CP nº 2/2019, que revoga a CNE/CP nº 2/2015. Tem como base o estudo do Projeto
Político-Pedagógico (PPPC) do curso de Pedagogia Diurno da Faculdade de Educação (FE) e
dos resultados obtidos em dois questionários aplicados ao seu corpo docente e a integrantes do
Núcleo Docente Estruturante (NDE). Ao todo, foram 32 respostas, dentre as quais destacamos
a existência de entendimentos diferentes. Enquanto há docentes que defendem o modelo de
formação para uma ampla atuação, conforme Resolução CNE/CP nº 1/2006, outras(os)
entendem que o curso deveria ter um foco mais específico na formação para a atuação na
Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conclui que, embora o PPPC
defina o objetivo formativo do curso, não há consenso docente acerca dos propósitos da
formação, o que pode impactar diretamente na profissionalização da professora ou professor
que atuará nessas etapas do ensino. |
Abstract: | The article presents the perspectives of professors of the Pedagogy course at the University of
Brasília (UnB) regarding the initial teacher training for Early Childhood Education and the
Early Years of Elementary Education in view of the educational changes imposed by the
National Council of Education (CNE) for the Pedagogy course, through Resolution CNE/CP nº
2/2019, which revokes CNE/CP nº 2/2015. The paper is grounded on the study of the PoliticalPedagogical Project (PPPC) of the Daytime Pedagogy course at the School of Education (FE)
and on the results obtained in two questionnaires applied to FE faculty and members of the
Structuring Teaching Nucleus (NDE). In total, we obtained 32 responses, among which we
noticed a difference in understandings. While there are professors who support the training
model for a broad performance, according to Resolution CNE/CP nº 1/2006, other professors
believe that the course should have a more specific focus on training candidates to work in
Early Childhood Education and in the Early Years of Elementary Education. In conclusion,
although the PPPC defines the training objective of the course, there is no consensus among
faculty concerning the purposes of training, which can have a direct impact on the preparation
of the teacher who will work in these school years. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.