Título: | A ação de ledores e transcritores na Universidade de Brasília : contribuições para a formação acadêmica |
Autor(es): | Sousa, Izabely Carvalho Linhares de |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Leitor - interpretação Leitura Universidade de Brasília (UnB) - inclusão Estudantes universitários |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 24-Jan-2024 |
Referência: | SOUSA, Izabely Carvalho Linhares de. A ação de ledores e transcritores na Universidade de Brasília: contribuições para a formação acadêmica. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender como a ação de ledores e transcritores da
Universidade de Brasília contribuiu para a formação acadêmica de estudantes de graduação
que participaram da ação. Os objetivos específicos são: a) conhecer como a ação foi instituída
na Universidade de Brasília; b) identificar, na perspectiva dos participantes da ação, as
contribuições da atuação como ledor e transcritor na formação acadêmica. A metodologia
pautou-se na abordagem qualitativa que possibilita que o pesquisador se envolva na pesquisa
e gere os dados por meio de uma ótica pessoal. Para a produção de dados foi feita a análise
documental das principais Resoluções da Universidade de Brasília que tratam da inclusão e
acessibilidade, anotações do diário de campo, como também entrevistas semiestruturadas com
4 participantes da ação, realizadas em julho de 2023. Como critério de escolha dos
participantes, foi definido: a) ser estudante da Universidade de Brasília; b) ter atuado na ação
de ledores e transcritores na primeira e/ou segunda edição. A interpretação dos dados das
entrevistas teve como referência a análise categorial da autora Guerra (2014). Os resultados
apresentados evidenciam que a ação de ledores e transcritores contribuiu de forma
significativa na formação acadêmica dos participantes, uma vez que houve a apreensão de
novos conhecimentos, técnicas e metodologias antes desconhecidas na rotina acadêmica.
Além disso, observa-se o compromisso dos entrevistados na aquisição e no aprimoramento de
novas práticas inclusivas. |
Abstract: | The present work aims to understand how the actions of readers and transcribers for people
with disabilities at the University of Brasília contributed to the academic training of
undergraduate students who participated in the action. The specific objectives are: a) to
understand how the project was established at the University of Brasília; b) to identify, from
the perspective of the participants, the contributions of acting as a reader and transcriber to
their academic training. The methodology was based on a qualitative approach that allows the
researcher to get involved in the research and generate data from a personal perspective. For
data production, a documentary analysis was carried out of the main resolutions of the
University of Brasília that deal with inclusion and accessibility, notes from the field diary, as
well as semi-structured interviews with 4 of the participants were held in July 2023. As
criteria for choosing participants, the following were defined: a) being a student at the
University of Brasília; b) having acted in the action of readers and transcribers in the first
and/or second edition. The data analysis follows the categorical analysis proposed by the
author Guerra (2014). The data presented shows that the action of readers and transcribers
contributes significantly to the academic training of the participants, since they learned new
knowledge, techniques and methodologies previously unknown in their academic routines.
Furthermore, the interviewed participants demonstrated a commitment to acquiring and
improving new inclusive techniques. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.