Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Barros, Cristiane Pedroso de | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Cristiane Pedroso de. O impacto da Lei nº 12.764/2012 na garantia dos direitos à educação das crianças com transtornos do espectro autista 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de estudo realizado acerca da lei nº 12.
764/2012, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com
Transtorno do Espectro Autista à educação. O objetivo deste estudo, é analisar o
impacto da lei nº 12.764/2012 na garantia dos direitos à educação de crianças com
transtorno do espectro autista. Para organizar esse estudo, foram construídos alguns
objetivos específicos, quais sejam: Investigar como se deu historicamente a
regulamentação da lei nº 12.764/2012 e identificar Políticas públicas influenciadas
pela lei nº 12.764/2012, que fortalecem os direitos das crianças com transtorno do
espectro autista. A metodologia está pautada por uma revisão de literatura narrativa,
que consistiu na busca de informações de documentos que se relacionam à
problemática da pesquisa, por meio de uma investigação, nas plataformas Scientific
Electronic Library online (Scielo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD), além de uma análise da lei nº 12.764/2012. O estudo constatou o impacto
significativo da referida lei nas políticas públicas brasileiras, notadamente no
aumento das matrículas de crianças autistas na rede pública de ensino. Além disso,
foi evidenciada a implementação do acompanhante especializado em diversas
modalidades para as crianças autistas, promovendo sua inclusão efetiva em sala de
aula. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva - adaptações curriculares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | O impacto da Lei nº 12.764/2012 na garantia dos direitos à educação das crianças com transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T12:23:40Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T12:23:40Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37363 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper is the result of a study carried out on Law No. 12.764/2012, which
establishes the National Policy for the Protection of the Rights of People with Autism
Spectrum Disorders to Education. The aim of this study is to analyze the impact of
Law No. 12.764/2012 on guaranteeing the rights of children with autism spectrum
disorder to education. In order to organize this study, a number of specific objectives
were constructed, namely: To investigate how the regulation of law No. 12.764/2012
took place historically and to identify public policies influenced by law No.
12.764/2012, which strengthen the rights of children with autism spectrum disorder.
The methodology is based on a narrative literature review, which consisted of
searching for information from documents related to the research problem, through
an investigation on the Scientific Electronic Library online (Scielo), the Coordination
for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and the Brazilian Digital
Library of Theses and Dissertations (BDTD) platforms, as well as an analysis of Law
12.764/2012. The study found a significant impact of this law on Brazilian public
policies, notably in the increase in enrollment of autistic children in the public school
system. In addition, the implementation of the specialized companion in various
modalities for autistic children was evidenced, promoting their effective inclusion in
the classroom. | pt_BR |
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