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Título: Contexto histórico do autismo : dos diferentes modelos explicativos ao movimento da neurodiversidade
Autor(es): Nazaré, Diana Queiroz Lima
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Autismo
Neurodiversidade
Desenvolvimento humano
Data de apresentação: 6-Dez-2023
Data de publicação: 24-Jan-2024
Referência: NAZARÉ, Diana Queiroz Lima. Contexto histórico do autismo: dos diferentes modelos explicativos ao movimento da neurodiversidade. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como tema o contexto histórico do autismo: dos diferentes modelos explicativos à neurodiversidade. O objetivo é apresentar os diferentes modelos explicativos que configuram a história da deficiência e do autismo ao longo do tempo. Nosso estudo foi caracterizado por um exercício de revisão de literatura e, para tanto, foram utilizados referenciais nas áreas da Educação, Psicologia, Filosofia e Sociologia, os quais permitiram meios para compreender os caminhos teóricos que conceituam o autismo. Os resultados mostraram de certa forma a influência que cada modelo trouxe para a configuração de hoje dos conceitos de deficiência e autismo. O modelo religioso trouxe a ideia de salvação e expurgo da alma; o modelo médico do autismo de Kanner, a normatização e homogeneização dos sujeitos; os modelos social e assentado nos direitos humanos a compreensão da diversidade e diferença e o movimento da neurodiversidade, a quebra do estereótipo e ruptura, dando ênfase a defesa de uma condição humana, própria do sujeito que é singular em suas experiências, assim marcando os movimentos de luta, respeito, inclusão e direitos, assim como sua participação na sociedade.
Abstract: This work focuses on the historical context of autism: from different explanatory models to neurodiversity. The objective is to present the different explanatory models that shape the history of disability and autism over time. Our study was characterized by a literature review exercise and, for this purpose, references in the areas of Education, Psychology, Philosophy and Sociology were used, which allowed means to understand the theoretical paths that conceptualize autism. The results showed in a way the influence that each model brought to today's configuration of the concepts of disability and autism. The religious model brought the idea of salvation and purging of the soul; Kanner's medical model of autism, the normalization and homogenization of subjects; the social models and based on human rights the understanding of diversity and difference and the neurodiversity movement, the breaking of stereotypes and rupture, emphasizing the defense of a human condition, typical of the subject who is unique in their experiences, thus marking the movements of struggle, respect, inclusion and rights, as well as their participation in society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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