Título: | Contexto histórico do autismo : dos diferentes modelos explicativos ao movimento da neurodiversidade |
Autor(es): | Nazaré, Diana Queiroz Lima |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Autismo Neurodiversidade Desenvolvimento humano |
Data de apresentação: | 6-Dez-2023 |
Data de publicação: | 24-Jan-2024 |
Referência: | NAZARÉ, Diana Queiroz Lima. Contexto histórico do autismo: dos diferentes modelos explicativos ao movimento da neurodiversidade. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como tema o contexto histórico do autismo: dos diferentes modelos
explicativos à neurodiversidade. O objetivo é apresentar os diferentes modelos explicativos
que configuram a história da deficiência e do autismo ao longo do tempo. Nosso estudo foi
caracterizado por um exercício de revisão de literatura e, para tanto, foram utilizados
referenciais nas áreas da Educação, Psicologia, Filosofia e Sociologia, os quais permitiram
meios para compreender os caminhos teóricos que conceituam o autismo. Os resultados
mostraram de certa forma a influência que cada modelo trouxe para a configuração de hoje
dos conceitos de deficiência e autismo. O modelo religioso trouxe a ideia de salvação e
expurgo da alma; o modelo médico do autismo de Kanner, a normatização e homogeneização
dos sujeitos; os modelos social e assentado nos direitos humanos a compreensão da
diversidade e diferença e o movimento da neurodiversidade, a quebra do estereótipo e ruptura,
dando ênfase a defesa de uma condição humana, própria do sujeito que é singular em suas
experiências, assim marcando os movimentos de luta, respeito, inclusão e direitos, assim
como sua participação na sociedade. |
Abstract: | This work focuses on the historical context of autism: from different explanatory models to
neurodiversity. The objective is to present the different explanatory models that shape the
history of disability and autism over time. Our study was characterized by a literature review
exercise and, for this purpose, references in the areas of Education, Psychology, Philosophy
and Sociology were used, which allowed means to understand the theoretical paths that
conceptualize autism. The results showed in a way the influence that each model brought to
today's configuration of the concepts of disability and autism. The religious model brought the
idea of salvation and purging of the soul; Kanner's medical model of autism, the
normalization and homogenization of subjects; the social models and based on human rights
the understanding of diversity and difference and the neurodiversity movement, the breaking
of stereotypes and rupture, emphasizing the defense of a human condition, typical of the
subject who is unique in their experiences, thus marking the movements of struggle, respect,
inclusion and rights, as well as their participation in society. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.