Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Danielle Sousa Teles de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Danielle Sousa Teles de. Tecendo conexões: uma análise da apresentação da pedagogia da infância italiana em Reggio Emilia nos estudos científicos brasileiros encontrados na SCIELO, BDM E BDTD. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta neste trabalho é analisar acerca da apresentação da pedagogia italiana em estudos
científicos brasileiros, considerando os últimos dez anos. A pesquisa concentra-se na revisão
de literatura, explorando como a pedagogia da infância italiana, com ênfase na abordagem de
Reggio Emilia, tem sido abordada nos estudos acadêmicos brasileiros, cujo o objetivo é
identificar os autores que discutem esse tema, além de destacar os principais tópicos
abordados em suas obras. A pesquisa concentrou-se na análise de 19 referências bibliográficas
que abordam as dimensões históricas, relações interpessoais, ambiente educacional, ateliês e
documentação pedagógica. Além disso, foram identificadas breves reflexões sobre essas
contribuições considerando o cenário educacional do Brasil, assim como autores eminentes
que contribuíram e continuam a contribuir para o desenvolvimento dessa abordagem, com
destaque para o precursor Loris Malaguzzi, dessa forma conclui-se que a pedagogia italiana,
em particular a Abordagem de Reggio Emilia, tem sido objeto de interesse significativo na
comunidade acadêmica brasileira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - metodologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Tecendo conexões : uma análise da apresentação da pedagogia da infância italiana em Reggio Emilia nos estudos científicos brasileiros encontrados na SCIELO, BDM E BDTD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T11:40:32Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T11:40:32Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37361 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this study is to analyse the presentation of Italian pedagogy in Brazilian
scientific studies over the past decade. The research focuses on literature review, exploring
how Italian early childhood pedagogy, with an emphasis on the Reggio Emilia approach, has
been addressed in Brazilian academic studies. The objective is to identify authors discussing
this theme and highlight the main topics covered in their works. The study analysed 19
bibliographic references that delve into historical dimensions, interpersonal relationships,
educational environment, workshops, and pedagogical documentation. Additionally, brief
reflections on these contributions were identified, considering the educational scenario in
Brazil, as well as eminent authors who have contributed and continue to contribute to the
development of this approach. Notably, Loris Malaguzzi, a pioneer in this field, stands out. In
conclusion, it can be affirmed that Italian pedagogy, particularly the Reggio Emilia Approach,
has been a subject of significant interest in the Brazilian academic community. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|