Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DanielleSousaTelesOliveira_tcc.pdf472,87 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorOliveira, Danielle Sousa Teles de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Danielle Sousa Teles de. Tecendo conexões: uma análise da apresentação da pedagogia da infância italiana em Reggio Emilia nos estudos científicos brasileiros encontrados na SCIELO, BDM E BDTD. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA proposta neste trabalho é analisar acerca da apresentação da pedagogia italiana em estudos científicos brasileiros, considerando os últimos dez anos. A pesquisa concentra-se na revisão de literatura, explorando como a pedagogia da infância italiana, com ênfase na abordagem de Reggio Emilia, tem sido abordada nos estudos acadêmicos brasileiros, cujo o objetivo é identificar os autores que discutem esse tema, além de destacar os principais tópicos abordados em suas obras. A pesquisa concentrou-se na análise de 19 referências bibliográficas que abordam as dimensões históricas, relações interpessoais, ambiente educacional, ateliês e documentação pedagógica. Além disso, foram identificadas breves reflexões sobre essas contribuições considerando o cenário educacional do Brasil, assim como autores eminentes que contribuíram e continuam a contribuir para o desenvolvimento dessa abordagem, com destaque para o precursor Loris Malaguzzi, dessa forma conclui-se que a pedagogia italiana, em particular a Abordagem de Reggio Emilia, tem sido objeto de interesse significativo na comunidade acadêmica brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - metodologiapt_BR
dc.subject.keywordEducação - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordBrasil - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.titleTecendo conexões : uma análise da apresentação da pedagogia da infância italiana em Reggio Emilia nos estudos científicos brasileiros encontrados na SCIELO, BDM E BDTDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T11:40:32Z-
dc.date.available2024-01-24T11:40:32Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37361-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study is to analyse the presentation of Italian pedagogy in Brazilian scientific studies over the past decade. The research focuses on literature review, exploring how Italian early childhood pedagogy, with an emphasis on the Reggio Emilia approach, has been addressed in Brazilian academic studies. The objective is to identify authors discussing this theme and highlight the main topics covered in their works. The study analysed 19 bibliographic references that delve into historical dimensions, interpersonal relationships, educational environment, workshops, and pedagogical documentation. Additionally, brief reflections on these contributions were identified, considering the educational scenario in Brazil, as well as eminent authors who have contributed and continue to contribute to the development of this approach. Notably, Loris Malaguzzi, a pioneer in this field, stands out. In conclusion, it can be affirmed that Italian pedagogy, particularly the Reggio Emilia Approach, has been a subject of significant interest in the Brazilian academic community.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.