Título: | O brincar como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil |
Autor(es): | Andrade, Daniele de Sousa |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Educação infantil Direitos das crianças Brincadeiras Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 23-Jan-2024 |
Referência: | ANDRADE, Daniele de Sousa. O brincar como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que o brincar é um direito da criança, conforme disposto no
Estatuto da Criança e do Adolescente, lei número 8.069/90, e deve estar presente nas
instituições de ensino junto às práticas pedagógicas dispostas pelos educadores e
educadoras, responsáveis por mediar o processo educativo, o trabalho em questão
objetiva analisar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças,
considerando a primeira etapa da Educação Básica. O estudo trata-se de uma pesquisa
bibliográfica e documental, com o recorte dos últimos dez anos (2013-2023)
evidenciados nas plataformas SCIELO e BDM. Outras intenções compuseram este
trabalho, tais como: a relação do brincar com as atividades realizadas no espaço de
convivência e as discussões sobre esse direito nos parâmetros legais e teóricos atrelados
com a primeira etapa da Educação Básica. Confirmou-se que a prática do brincar auxilia
no desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial; na criatividade e imaginação das
crianças; na socialização com os outros indivíduos sociais; estimula a autonomia; dentre
outros aspectos. Assim, fica claro o quanto ela não só deve fazer parte da infância, como
também deve permear toda a Educação Infantil. |
Abstract: | Based on the assumption that playing is a child's right and must be present in educational
institutions along with the pedagogical practices provided by educators, responsible for
mediating the educational process, the work in question aims to analyze the importance
of playing for the development of children, considering the first stage of basic education.
The study is a bibliographical research (highlighting studies from the last ten years) and
documents. Other intentions made up this work, such as: the relationship between
playing and activities carried out in the living space and discussions about this right in
the legal and theoretical parameters linked to the first stage of basic education. It was
confirmed that the practice of playing helps in motor, cognitive and sensory
development; in children's creativity and imagination; in socialization with other social individuals; encourages autonomy; among other aspects. Thus, it is clear how much it
should not only be part of childhood, but also permeate all Early Childhood Education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.