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Título: O brincar como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil
Autor(es): Andrade, Daniele de Sousa
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Direitos das crianças
Brincadeiras
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 23-Jan-2024
Referência: ANDRADE, Daniele de Sousa. O brincar como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Partindo do pressuposto de que o brincar é um direito da criança, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, lei número 8.069/90, e deve estar presente nas instituições de ensino junto às práticas pedagógicas dispostas pelos educadores e educadoras, responsáveis por mediar o processo educativo, o trabalho em questão objetiva analisar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, considerando a primeira etapa da Educação Básica. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com o recorte dos últimos dez anos (2013-2023) evidenciados nas plataformas SCIELO e BDM. Outras intenções compuseram este trabalho, tais como: a relação do brincar com as atividades realizadas no espaço de convivência e as discussões sobre esse direito nos parâmetros legais e teóricos atrelados com a primeira etapa da Educação Básica. Confirmou-se que a prática do brincar auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial; na criatividade e imaginação das crianças; na socialização com os outros indivíduos sociais; estimula a autonomia; dentre outros aspectos. Assim, fica claro o quanto ela não só deve fazer parte da infância, como também deve permear toda a Educação Infantil.
Abstract: Based on the assumption that playing is a child's right and must be present in educational institutions along with the pedagogical practices provided by educators, responsible for mediating the educational process, the work in question aims to analyze the importance of playing for the development of children, considering the first stage of basic education. The study is a bibliographical research (highlighting studies from the last ten years) and documents. Other intentions made up this work, such as: the relationship between playing and activities carried out in the living space and discussions about this right in the legal and theoretical parameters linked to the first stage of basic education. It was confirmed that the practice of playing helps in motor, cognitive and sensory development; in children's creativity and imagination; in socialization with other social individuals; encourages autonomy; among other aspects. Thus, it is clear how much it should not only be part of childhood, but also permeate all Early Childhood Education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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