Título: | A avaliação formativa e sua articulação com a preceptoria escolar : limites e possibilidades |
Autor(es): | Vieira, Bruna Prado |
Orientador(es): | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de |
Assunto: | Educação básica Educação - avaliação Ensino - qualidade |
Data de apresentação: | 13-Dez-2023 |
Data de publicação: | 23-Jan-2024 |
Referência: | VIEIRA, Bruna Prado. A avaliação formativa e sua articulação com a preceptoria escolar: limites e possibilidades. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso insere-se no campo de estudos sobre a avaliação
formativa e a preceptoria escolar e tem como objetivo levantar as possibilidades de articulações
delas no ensino básico. A pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura da professora
Benigna Villas Boas (2019a, 2019b, 2019c, 2006) acerca da avaliação formativa e de artigos
acerca da preceptoria. Ademais, o presente trabalho também conta com uma investigação de
caráter qualitativo, com entrevistas e conversas informais com crianças, pais e professoraspreceptoras de uma escola particular de Brasília de modelo de Educação Personalizada. A
construção dos dados se dá pela vinculação entre a revisão de literatura e a metodologia de
investigação qualitativa mencionada. As entrevistas com os adultos foram analisadas por meio
da metodologia de análise temática (Jovchelovich; Bauer, 2002), enquanto tanto as entrevistas
quanto os desenhos das crianças por compreensão ambígua (Staccioli, 2020). Nessa conjuntura,
os resultados da pesquisa revelam que, apesar dos limites da articulação entre avaliação
formativa e preceptoria, a articulação entre elas é possível e traz consigo diversas
possibilidades, apresentando-as como constituintes do trabalho pedagógico complementares
para a formação de um sujeito social integral. |
Abstract: | This Conclusion Coursework inserts itself in the area of stuby about formative assessment and
school preceptorship and has as a goal to raise the possibilities of articulation between them in
the basic education. The research has the Benigna Villas Boas’ (2019a, 2019b,2019c, 2006)
literature review as metodology about formative assessment and articles about preceptorship.
Furthermore, this monograph also counts with a qualitative research, with interviews and
informal conversations with children, parentes and teachers of a private school of Brasilia that
applies the Personalized Education model. The datas construccion is made through the binding
between the literature review and the qualitatie research. The adult interviews are analysed by
the methodology of thematic analysis (Jovchelovich; Bauer, 2002), while both children’
interviews and drawings are by ambiguous understanding (Staccioli, 2020). Thereby, the
research results shows that, despide of the limits of the articulations between fomative
assessment and preceptorship, this articulation is possible and brings a diversity of possibilities,
constituting them as complementary parts of the work of the forming an integral and social
human being. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.