Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | - |
dc.contributor.author | Araújo, Matheus Henrique Oliveira de | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Matheus Henrique Oliveira de. Consciência e mudança: reflexões acerca de uma prática extensionista com Teatro do Oprimido. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva apresentar o resultado da práxis com o
sentido das artes nas instituições públicas de ensino do Distrito Federal, articulando
a arte teatral às críticas do contexto social, a partir das concepções teóricas e
metodológicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal e Paulo Freire.
Compreendendo algumas contribuições, limites e desafios prático-teóricos
apresentados por esse método teatral educacional, tendo em vista sua prática
escolar. A atual legislação educacional brasileira reconhece a importância da arte na
formação e desenvolvimento das crianças, incluindo-a como componente curricular
obrigatório da educação básica. Este estudo, é de caráter qualitativo, baseia-se em
dados observados e coletados a partir da reflexão sobre a práxis com o Projeto de
Extensão “Oficina Teatro do Oprimido: Introdução à Estética do Oprimido” na
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Na pesquisa foi possível
constatar que a práxis com o Teatro do Oprimido, auxiliam na reflexão, no
desenvolvimento e nas transformações dos sujeitos e de suas realidades, através do
diálogo, das práticas pedagógicas e inserção crítica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - arte | pt_BR |
dc.title | Consciência e mudança : reflexões acerca de uma prática extensionista com Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T18:18:06Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T18:18:06Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37344 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to present the result of the praxis with the meaning of arts in
public educational institutions of the Federal District, articulating the theatrical art to the
criticism of the social context, from the theoretical and methodological conceptions of the
Theater of the Oppressed, by Augusto Boal and Paulo Freire. Understanding some of the
contributions, limits and practical-theoretical challenges presented by this theatrical
educational method, in view of its school practice. The current Brazilian educational
legislation recognizes the importance of art in the formation and development of children,
including it as a mandatory curricular component of basic education. This study, of a
qualitative nature, is based on data observed and collected from the reflection on the praxis
with the Extension Project "Workshop Theater of the Oppressed: Introduction to the
Aesthetics of the Oppressed" at the Faculty of Education of the University of Brasilia. In the
research it was possible to verify that the praxis with the Theater of the Oppressed helps in the
reflection, the development and the transformations of the subjects and their realities, through
dialogue, pedagogical practices and critical insertion. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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