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dc.contributor.advisorBareicha, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.contributor.authorAraújo, Matheus Henrique Oliveira de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Matheus Henrique Oliveira de. Consciência e mudança: reflexões acerca de uma prática extensionista com Teatro do Oprimido. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva apresentar o resultado da práxis com o sentido das artes nas instituições públicas de ensino do Distrito Federal, articulando a arte teatral às críticas do contexto social, a partir das concepções teóricas e metodológicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal e Paulo Freire. Compreendendo algumas contribuições, limites e desafios prático-teóricos apresentados por esse método teatral educacional, tendo em vista sua prática escolar. A atual legislação educacional brasileira reconhece a importância da arte na formação e desenvolvimento das crianças, incluindo-a como componente curricular obrigatório da educação básica. Este estudo, é de caráter qualitativo, baseia-se em dados observados e coletados a partir da reflexão sobre a práxis com o Projeto de Extensão “Oficina Teatro do Oprimido: Introdução à Estética do Oprimido” na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Na pesquisa foi possível constatar que a práxis com o Teatro do Oprimido, auxiliam na reflexão, no desenvolvimento e nas transformações dos sujeitos e de suas realidades, através do diálogo, das práticas pedagógicas e inserção crítica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - artept_BR
dc.titleConsciência e mudança : reflexões acerca de uma prática extensionista com Teatro do Oprimidopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-22T18:18:06Z-
dc.date.available2024-01-22T18:18:06Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37344-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to present the result of the praxis with the meaning of arts in public educational institutions of the Federal District, articulating the theatrical art to the criticism of the social context, from the theoretical and methodological conceptions of the Theater of the Oppressed, by Augusto Boal and Paulo Freire. Understanding some of the contributions, limits and practical-theoretical challenges presented by this theatrical educational method, in view of its school practice. The current Brazilian educational legislation recognizes the importance of art in the formation and development of children, including it as a mandatory curricular component of basic education. This study, of a qualitative nature, is based on data observed and collected from the reflection on the praxis with the Extension Project "Workshop Theater of the Oppressed: Introduction to the Aesthetics of the Oppressed" at the Faculty of Education of the University of Brasilia. In the research it was possible to verify that the praxis with the Theater of the Oppressed helps in the reflection, the development and the transformations of the subjects and their realities, through dialogue, pedagogical practices and critical insertion.pt_BR
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