Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasRibeiroNakatani_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Apontamentos sobre a biblioteca escolar e sua função pedagógica numa perspectiva humanista
Autor(es): Nakatani, Lucas Ribeiro
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecários - prática profissional
Pedagogos - prática profissional
Bibliotecas e comunidade
Data de apresentação: 9-Out-2023
Data de publicação: 22-Jan-2024
Referência: NAKATANI, Lucas Ribeiro. Apontamentos sobre a biblioteca escolar e sua função pedagógica numa perspectiva humanista. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Analisa a mudança de paradigma da biblioteca ao longo dos séculos, destacando o advento da perspectiva humanista de atuação da biblioteca escolar. Para isso, é realizado um estudo bibliográfico exploratório em múltiplas bases de dados nacionais e internacionais a partir de descritores como “atuações diferenciadas de bibliotecas escolares”, “bibliotecas escolares”, “humanist library”, dentre outros. Textos do século XXI, em especial da última década, foram analisados a fim de proporcionar um panorama e reflexões recentes acerca dos tópicos suscitados no levantamento. Além disso, são realizados apontamentos acerca do papel do profissional pedagogo na promoção da biblioteca como espaço humanizado de atuação, bem como é destacada a atuação de determinadas bibliotecas escolares humanizadas que ganharam notoriedade na literatura pela sua atuação frente a todos os desafios que ainda imperam no cenário educacional.
Abstract: It analyzes the paradigm shift of the library over the centuries, highlighting the advent of the humanistic perspective of school library operations. To this end, an exploratory bibliographic study was carried out in multiple national and international databases using descriptors such as “differentiated activities of school libraries”, “school libraries”, “humanist library”, among others. Texts from the 21st century, especially from the last decade, were analyzed in order to provide an overview and recent reflections on the topics raised in the survey. Furthermore, notes are made about the role of the professional pedagogue in promoting the library as a humanized space for action, as well as highlighting the performance of certain humanized school libraries that have gained notoriety in literature for their performance in the face of all the challenges that still prevail in the educational scenario.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.