Título: | Apontamentos sobre a biblioteca escolar e sua função pedagógica numa perspectiva humanista |
Autor(es): | Nakatani, Lucas Ribeiro |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Bibliotecas escolares Bibliotecários - prática profissional Pedagogos - prática profissional Bibliotecas e comunidade |
Data de apresentação: | 9-Out-2023 |
Data de publicação: | 22-Jan-2024 |
Referência: | NAKATANI, Lucas Ribeiro. Apontamentos sobre a biblioteca escolar e sua função pedagógica numa perspectiva humanista. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Analisa a mudança de paradigma da biblioteca ao longo dos séculos, destacando o
advento da perspectiva humanista de atuação da biblioteca escolar. Para isso, é realizado um
estudo bibliográfico exploratório em múltiplas bases de dados nacionais e internacionais a
partir de descritores como “atuações diferenciadas de bibliotecas escolares”, “bibliotecas
escolares”, “humanist library”, dentre outros. Textos do século XXI, em especial da última
década, foram analisados a fim de proporcionar um panorama e reflexões recentes acerca dos
tópicos suscitados no levantamento. Além disso, são realizados apontamentos acerca do papel
do profissional pedagogo na promoção da biblioteca como espaço humanizado de atuação,
bem como é destacada a atuação de determinadas bibliotecas escolares humanizadas que
ganharam notoriedade na literatura pela sua atuação frente a todos os desafios que ainda
imperam no cenário educacional. |
Abstract: | It analyzes the paradigm shift of the library over the centuries, highlighting the
advent of the humanistic perspective of school library operations. To this end, an exploratory
bibliographic study was carried out in multiple national and international databases using
descriptors such as “differentiated activities of school libraries”, “school libraries”, “humanist
library”, among others. Texts from the 21st century, especially from the last decade, were
analyzed in order to provide an overview and recent reflections on the topics raised in the
survey. Furthermore, notes are made about the role of the professional pedagogue in
promoting the library as a humanized space for action, as well as highlighting the
performance of certain humanized school libraries that have gained notoriety in literature for
their performance in the face of all the challenges that still prevail in the educational scenario. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.