Resumo: | O seguinte projeto busca compreender os novos modos de representação do feminino observados na cinematografia latino-americana recente. Apoiado na idéia de que as formas de representar através dos meios de comunicação refletem o imaginário da sociedade na qual se insere, o estudo procura analisar alguns filmes produzidos na América- Latina que oferecem novas formas de representar a mulher na tela do cinema. Após a seleção dos filmes A teta assustada (Peru, 95 minutos, 2009), de Cláudia Llosa; La Nana (Chile, 96 minutos, 2009), de Sebastián Silva; Quebra-cabeças (Argentina, 89 minutos, 2010), de Natália Smirnoff, e Riscado (Brasil, 83 minutos, 2011), de Gustavo Pizzi, partiu-se para a busca por um referencial teórico que nos proporcionasse uma reposta ao problema de pesquisa aqui colocado: como são construídas as representações do feminino nos filmes latino-americanos atuais? Como essas representações se configuram em uma nova perspectiva e o que isso pode significar nos contextos desses países? Então, através das teorias feministas do cinema de Laura Mulvey e Teresa de Laurtis, da teoria das representações sociais, de Serge Moscovici, da teoria sobre a mulher contemporânea (a terceira mulher) de Gilles Lipovetsky e de outros textos teóricos complementares, pode-se investigar a questão central desta monografia. |