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2023_ThatianeSilvaRodrigues_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Lúcia de Abreu-
dc.contributor.authorRodrigues, Thatiane Silva-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thatiane Silva. Espaço de experiência e horizonte de expectativa: estudo de caso do Museu Real (1818) e do Pedagogium (1890). 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo o estudo de caso de dois museus criados no século XIX, sendo eles o Museu Real (1818) e Pedagogium (1890); utilizando como principal fonte analítica o espaço de experiência e horizonte de expectativa dos agentes envolvidos em suas criações. Para este estudo de caso ser desenvolvido, foi utilizado o tipo de pesquisa descritiva e explicativa, que envolveu análise bibliografia e documental; tendo metodologia qualitativa. O estudo de caso concluiu que, ambos os museus são resultado dos contextos históricos em que estavam inseridos; além de serem fruto das experimentações e perspectivas dos homens e mulheres envolvidos de maneira direta ou indireta em suas criações. E que é possível utilizar este método como uma nova forma de estudar museus.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEspaços culturaispt_BR
dc.subject.keywordMuseuspt_BR
dc.titleEspaço de experiência e horizonte de expectativa: estudo de caso do Museu Real (1818) e do Pedagogium (1890)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T18:43:22Z-
dc.date.available2024-01-08T18:43:22Z-
dc.date.submitted2023-06-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37292-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to study the case of two museums created in the nineteenth century, the Royal Museum (1818) and the Pedagogium (1890) ; using as main analytical source the space of experience and horizon of expectation of the agents involved in their creations. For this case study to be developed, the descriptive and explanatory type of research was used, which involved bibliographic and documental analysis ; having qualitative methodology. The case study concluded that both museums are the result of the historical contexts in which they were inserted ; besides being the fruit of the experimentations and perspectives of the men and women involved directly or indirectly in their creations. And that it is possible to use this method as a new way to study museums.pt_BR
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