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Título: Iconoclastia de estátuas: uma disputa política pela memória na queima da estátua colonizadora de Borba Gato
Autor(es): Torres, Lucas Santhiago Gonçalves de Oliveira
Orientador(es): Lima, Valdemar de Assis
Assunto: Memória social
Monumentos históricos
Antimonumento
Museologia decolonial
Data de apresentação: 12-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: TORRES, Lucas Santhiago Gonçalves de Oliveira. Iconoclastia de estátuas: uma disputa política pela memória na queima da estátua colonizadora de Borba. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023
Resumo: A memória é constituída pelo movimento da lembrança e do esquecimento, construída sob narrativas de caráter político que seleciona o que será lembrado e o que será esquecido. Suscitando narrativas marginalizadas e contra-hegemônicas, a partir da ação iconoclasta à estátua de Borba Gato, em defesa de sua legitimidade enquanto ato de contestação à memória hegemônica que representa e legitima a violência e a dominação colonial. Fundamentado sob perspectivas da Museologia decolonial, analisa-se e discuti-se pressupostos que questionam as concepções de preservação da Museologia conservadora como caminho para a subversão à colonialidade/modernidade e para a valorização de memórias oprimidas e marginalizadas. Fomentando reflexões sobre a necessidade de reconstruções de espaços públicos e de patrimônios culturais que simbolizem a diversidade social existente em nossa sociedade.
Abstract: Memory is constituted by the movement of remembering and forgetting, built on political narratives that select what will be remembered and what will be forgotten. Evoking marginalized and counter-hegemonic narratives, from the iconoclastic action to the statue of Borba Gato, in defense of its legitimacy as an act of contestation to the hegemonic memory that represents and legitimizes violence and colonial domination. Based on the perspectives of decolonial Museology, assumptions are analyzed and discussed that question the preservation conceptions of conservative Museology as a way to subvert coloniality/modernity and to value oppressed and marginalized memories. Fostering reflections on the need to rebuild public spaces and cultural heritage that symbolize the social diversity that exists in our society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
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