Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lima, Valdemar de Assis | - |
dc.contributor.author | Torres, Lucas Santhiago Gonçalves de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Lucas Santhiago Gonçalves de Oliveira. Iconoclastia de estátuas: uma disputa política pela memória na queima da estátua colonizadora de Borba. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023 | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A memória é constituída pelo movimento da lembrança e do esquecimento,
construída sob narrativas de caráter político que seleciona o que será lembrado e o
que será esquecido. Suscitando narrativas marginalizadas e contra-hegemônicas, a
partir da ação iconoclasta à estátua de Borba Gato, em defesa de sua legitimidade
enquanto ato de contestação à memória hegemônica que representa e legitima a
violência e a dominação colonial. Fundamentado sob perspectivas da Museologia
decolonial, analisa-se e discuti-se pressupostos que questionam as concepções de
preservação da Museologia conservadora como caminho para a subversão à
colonialidade/modernidade e para a valorização de memórias oprimidas e
marginalizadas. Fomentando reflexões sobre a necessidade de reconstruções de
espaços públicos e de patrimônios culturais que simbolizem a diversidade social
existente em nossa sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Monumentos históricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antimonumento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museologia decolonial | pt_BR |
dc.title | Iconoclastia de estátuas: uma disputa política pela memória na queima da estátua colonizadora de Borba Gato | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T18:04:15Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T18:04:15Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37284 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Memory is constituted by the movement of remembering and forgetting, built on
political narratives that select what will be remembered and what will be forgotten.
Evoking marginalized and counter-hegemonic narratives, from the iconoclastic action
to the statue of Borba Gato, in defense of its legitimacy as an act of contestation to
the hegemonic memory that represents and legitimizes violence and colonial
domination. Based on the perspectives of decolonial Museology, assumptions are
analyzed and discussed that question the preservation conceptions of conservative
Museology as a way to subvert coloniality/modernity and to value oppressed and
marginalized memories. Fostering reflections on the need to rebuild public spaces
and cultural heritage that symbolize the social diversity that exists in our society. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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