Título: | Interculturalidade e questões étnico-raciais nas redes: possibilidades educativas na comunicação digital |
Autor(es): | Martins, Kelly Cristina Monteiro |
Orientador(es): | Oliveira, Alessandro Roberto de |
Assunto: | Racismo Comunicação virtual Cibercultura Etnografia virtual |
Data de apresentação: | 15-Fev-2023 |
Data de publicação: | 8-Jan-2024 |
Referência: | MARTINS, Kelly Cristina Monteiro. Interculturalidade e questões étnico-raciais nas redes: possibilidades educativas na comunicação digital. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O trabalho disserta sobre a temática das relações étnico-raciais no ciberespaço como ambiente
não formal de educação. O objetivo é discutir a interface entre educação, comunicação e
tecnologia, cada vez mais presente na vida contemporânea, em uma perspectiva intercultural.
Por meio de uma etnografia digital, a pesquisa acompanhou quatro personalidades negras que
atuam como influenciadoras em plataformas como twitter e instagram, a partir da viralização
da hashtag #BlackLivesMatter, em maio de 2020, até a ascendência da hashtag
#WakandaForever, em agosto do mesmo ano. Os dados sistematizados neste intervalo revelam
uma intensificação dos debates sobre racismo e identidade negra e apontam grande potencial
das redes como ambientes de aprendizagem promissores na luta antirracista. Ao mesmo tempo,
deve-se levar em consideração os limites dessas plataformas, como a efemeridade e
superficialidade das discussões, além do próprio caráter neoliberal e capitalista dessas
infraestruturas online, principalmente no que tange à reprodução de padrões hegemônicos e a
facilidade de disseminação de desinformação, o que pode ser negativo em termos de
aprendizagem, urgindo a necessidade de uma alfabetização midiática. |
Abstract: | This paper discusses the theme of ethnic-racial relations in cyberspace as a non-formal
education environment. The objective is to discuss the interface between education,
communication and technology, increasingly present in contemporary life, in an intercultural
perspective. Through a digital ethnography, the research accompanied four black personalities
who act as influencers on platforms such as Twitter and Instagram, from the viralization of the
hashtag #BlackLivesMatter, in May 2020, to the rise of the hashtag #WakandaForever, in
August of the same year. The systematized data in this interval reveal an intensification of
debates on racism and black identity that points to the great potential of social networks as
promising learning environments in the anti-racist cause. At the same time, these platforms
limits must be taken into account, such as the ephemerality and superficiality of the discussions,
besides to the neoliberal and capitalist identity of these online infrastructures, especially with
regard to the reproduction of hegemonic standards and the ease of misinformation
dissemination, which can be negative when it comes to learning, showing up the need for media
literacy education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.