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Título: | Sobre infâncias, Brasis pesadelos e lições de casa: apontamentos sobre a educação etnico racial na infância |
Autor(es): | Santos, Júlio César França dos |
Orientador(es): | Rodrigues, Poliana Rezende Soares |
Assunto: | Educação infantil Identidade Racismo Infância |
Data de apresentação: | 10-Jul-2023 |
Data de publicação: | 8-Jan-2024 |
Referência: | SANTOS, Júlio César França dos. Sobre infâncias, Brasis pesadelos e lições de casa: apontamentos sobre a educação etnico racial na infância. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este artigo discute sobre a lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino dos níveis Fundamental e Médio, não se voltando à educação infantil de forma expressa. Portanto, buscou-se compreender qual a concepção de infância é assumida nos documentos que fundamentam as práticas educativas escolares, a fim de identificar se as identidades, em suas pluralidades, são contempladas neles. Os documentos analisados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais - DCNERER, e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a fim de evidenciar se esses documentos buscam e trabalham por uma educação antirracista desde os anos iniciais. O debate racial e uma preocupação com a educação etnico racial está presente na infância, entretanto esta presença se torna muito diminuta e pouco enfatizada. Além disso, percebe-se que nos documentos permeia uma concepção de infância eurocentrada. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia |
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