Título: | Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) – os desafios da gestão de um programa educacional na PMDF |
Autor(es): | Costa, Ricardo Moreira da |
Orientador(es): | Lúcio, Magda de Lima |
Assunto: | Drogas - políticas públicas Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) Polícia Militar - Distrito Federal Escolas - drogas |
Data de apresentação: | 18-Jul-2023 |
Data de publicação: | 8-Jan-2024 |
Referência: | COSTA, Ricardo Moreira da. Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) – os desafios da gestão de um programa educacional na PMDF. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é uma
política pública importada dos Estados Unidos, o D.A.R.E (Drug Abuse Resistance
Education), criado em 1983, na polícia de Los Angeles para tentar dar fim ao ciclo de
abusos e violências relacionados às drogas naquela região. A ideia inicial do projeto
entendeu que o espaço ideal para aplicação do programa seria o ambiente escolar,
e que a execução deveria ser realizada por policiais uniformizados e com
especialização para tal atividade pedagógica frente aos estudantes. O PROERD
rapidamente se expande pelo mundo e chega à América do Sul e no Brasil pela
ação da ONG D.A.R.E. América. No ano de 1998, a PMDF adotou o PROERD e
iniciou a atuação em conjunto com as escolas do Distrito Federal. Em 2007, Lei
Distrital 3946/07, conhecida como Lei do PROERD, entrou em vigor. O presente
trabalho tem por escopo demonstrar de que forma a gestão do PROERD atuou
nesses 25 anos de existência do programa frente aos desafios da gestão de
políticas públicas. Entre os objetivos da pesquisa postulam o de investigar em que
medida os processos de gestão do PROERD tiveram impacto nos resultados da
aplicação do programa. Para poder parametrizar esse estudo foi feita uma pesquisa
bibliográfica e a análise de conteúdo dos relatórios de gestão institucionais da PMDF
de 2009 até 2019 com a apresentação dos resultados encontrados em perspectiva
qualitativa. A análise dos dados e informações referentes ao tema proposto levou a
cabo a consecução de resultados acerca dos relatórios de gestão que apontam para
a exígua quantidade de informações de gestão que possam fazer o leitor
compreender como se deu a gestão do programa ao longo dos anos de sua
existência. Tanto nas visitas, como no site institucional; ou até mesmo na
inexistência publicações oficiais sobre o tema; paira a sensação de que a gestão
poderia dar mais informações para aqueles que se sintam interessados pelo
Programa Educacional de Resistência às Drogas. Ao analisar o modelo de gestão,
este trabalho aponta ainda a percepção gerencial para um modelo de Administração
Clássica com forte cadeia de comando e divisão departamentalizada das tarefas.
Esses departamentos atuam sob a égide do ambiente hierárquico que delimita as
ações de cada ente de maneira bastante restritiva em termos de atuação gerencial.
Isso pode explicar em que medida o pouco investimento institucional no programa e
5
a dificuldade de mensurar quem são os atores envolvidos no PROERD; tanto na
execução como na gestão do programa; e como essas ações ou omissões têm
deixado o PROERD, ao longo dos anos, sem uma memória institucional que possa
ser estudada e até mesmo alcançada por futuros gestores. Isso se pode perceber,
tendo em vista que os dados pesquisados levam à conclusão de que existem
lacunas de gestão de informações oficiais, dados do programa referentes aos
participantes e das equipes PROERD, fontes de investimento e financiamento das
ações e aquisições de patrimônio. Contudo, frente a todos esses dados de gestão, é
inegável que as informações obtidas apontam, ainda que de forma estimativa, para
uma atuação pertinente em relação à resistência às drogas, principalmente no que
tange a quantidade de crianças alcançadas pelo programa, o qual se pode observar
nesta pesquisa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.