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Título: Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) – os desafios da gestão de um programa educacional na PMDF
Autor(es): Costa, Ricardo Moreira da
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Drogas - políticas públicas
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
Polícia Militar - Distrito Federal
Escolas - drogas
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: COSTA, Ricardo Moreira da. Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) – os desafios da gestão de um programa educacional na PMDF. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é uma política pública importada dos Estados Unidos, o D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, na polícia de Los Angeles para tentar dar fim ao ciclo de abusos e violências relacionados às drogas naquela região. A ideia inicial do projeto entendeu que o espaço ideal para aplicação do programa seria o ambiente escolar, e que a execução deveria ser realizada por policiais uniformizados e com especialização para tal atividade pedagógica frente aos estudantes. O PROERD rapidamente se expande pelo mundo e chega à América do Sul e no Brasil pela ação da ONG D.A.R.E. América. No ano de 1998, a PMDF adotou o PROERD e iniciou a atuação em conjunto com as escolas do Distrito Federal. Em 2007, Lei Distrital 3946/07, conhecida como Lei do PROERD, entrou em vigor. O presente trabalho tem por escopo demonstrar de que forma a gestão do PROERD atuou nesses 25 anos de existência do programa frente aos desafios da gestão de políticas públicas. Entre os objetivos da pesquisa postulam o de investigar em que medida os processos de gestão do PROERD tiveram impacto nos resultados da aplicação do programa. Para poder parametrizar esse estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo dos relatórios de gestão institucionais da PMDF de 2009 até 2019 com a apresentação dos resultados encontrados em perspectiva qualitativa. A análise dos dados e informações referentes ao tema proposto levou a cabo a consecução de resultados acerca dos relatórios de gestão que apontam para a exígua quantidade de informações de gestão que possam fazer o leitor compreender como se deu a gestão do programa ao longo dos anos de sua existência. Tanto nas visitas, como no site institucional; ou até mesmo na inexistência publicações oficiais sobre o tema; paira a sensação de que a gestão poderia dar mais informações para aqueles que se sintam interessados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas. Ao analisar o modelo de gestão, este trabalho aponta ainda a percepção gerencial para um modelo de Administração Clássica com forte cadeia de comando e divisão departamentalizada das tarefas. Esses departamentos atuam sob a égide do ambiente hierárquico que delimita as ações de cada ente de maneira bastante restritiva em termos de atuação gerencial. Isso pode explicar em que medida o pouco investimento institucional no programa e 5 a dificuldade de mensurar quem são os atores envolvidos no PROERD; tanto na execução como na gestão do programa; e como essas ações ou omissões têm deixado o PROERD, ao longo dos anos, sem uma memória institucional que possa ser estudada e até mesmo alcançada por futuros gestores. Isso se pode perceber, tendo em vista que os dados pesquisados levam à conclusão de que existem lacunas de gestão de informações oficiais, dados do programa referentes aos participantes e das equipes PROERD, fontes de investimento e financiamento das ações e aquisições de patrimônio. Contudo, frente a todos esses dados de gestão, é inegável que as informações obtidas apontam, ainda que de forma estimativa, para uma atuação pertinente em relação à resistência às drogas, principalmente no que tange a quantidade de crianças alcançadas pelo programa, o qual se pode observar nesta pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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