Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lúcio, Magda de Lima | - |
dc.contributor.author | Costa, Ricardo Moreira da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ricardo Moreira da. Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) – os desafios da gestão de um programa educacional na PMDF. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é uma
política pública importada dos Estados Unidos, o D.A.R.E (Drug Abuse Resistance
Education), criado em 1983, na polícia de Los Angeles para tentar dar fim ao ciclo de
abusos e violências relacionados às drogas naquela região. A ideia inicial do projeto
entendeu que o espaço ideal para aplicação do programa seria o ambiente escolar,
e que a execução deveria ser realizada por policiais uniformizados e com
especialização para tal atividade pedagógica frente aos estudantes. O PROERD
rapidamente se expande pelo mundo e chega à América do Sul e no Brasil pela
ação da ONG D.A.R.E. América. No ano de 1998, a PMDF adotou o PROERD e
iniciou a atuação em conjunto com as escolas do Distrito Federal. Em 2007, Lei
Distrital 3946/07, conhecida como Lei do PROERD, entrou em vigor. O presente
trabalho tem por escopo demonstrar de que forma a gestão do PROERD atuou
nesses 25 anos de existência do programa frente aos desafios da gestão de
políticas públicas. Entre os objetivos da pesquisa postulam o de investigar em que
medida os processos de gestão do PROERD tiveram impacto nos resultados da
aplicação do programa. Para poder parametrizar esse estudo foi feita uma pesquisa
bibliográfica e a análise de conteúdo dos relatórios de gestão institucionais da PMDF
de 2009 até 2019 com a apresentação dos resultados encontrados em perspectiva
qualitativa. A análise dos dados e informações referentes ao tema proposto levou a
cabo a consecução de resultados acerca dos relatórios de gestão que apontam para
a exígua quantidade de informações de gestão que possam fazer o leitor
compreender como se deu a gestão do programa ao longo dos anos de sua
existência. Tanto nas visitas, como no site institucional; ou até mesmo na
inexistência publicações oficiais sobre o tema; paira a sensação de que a gestão
poderia dar mais informações para aqueles que se sintam interessados pelo
Programa Educacional de Resistência às Drogas. Ao analisar o modelo de gestão,
este trabalho aponta ainda a percepção gerencial para um modelo de Administração
Clássica com forte cadeia de comando e divisão departamentalizada das tarefas.
Esses departamentos atuam sob a égide do ambiente hierárquico que delimita as
ações de cada ente de maneira bastante restritiva em termos de atuação gerencial.
Isso pode explicar em que medida o pouco investimento institucional no programa e
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a dificuldade de mensurar quem são os atores envolvidos no PROERD; tanto na
execução como na gestão do programa; e como essas ações ou omissões têm
deixado o PROERD, ao longo dos anos, sem uma memória institucional que possa
ser estudada e até mesmo alcançada por futuros gestores. Isso se pode perceber,
tendo em vista que os dados pesquisados levam à conclusão de que existem
lacunas de gestão de informações oficiais, dados do programa referentes aos
participantes e das equipes PROERD, fontes de investimento e financiamento das
ações e aquisições de patrimônio. Contudo, frente a todos esses dados de gestão, é
inegável que as informações obtidas apontam, ainda que de forma estimativa, para
uma atuação pertinente em relação à resistência às drogas, principalmente no que
tange a quantidade de crianças alcançadas pelo programa, o qual se pode observar
nesta pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drogas - políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polícia Militar - Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - drogas | pt_BR |
dc.title | Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) – os desafios da gestão de um programa educacional na PMDF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T17:25:51Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T17:25:51Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37280 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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