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Título: Gestão e qualidade do ensino público: uma análise do ensino médio em escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Lacerda, Laíssa Farias
Orientador(es): Reis, Paulo Ricardo da Costa
Assunto: Educação - Distrito Federal
Ensino médio - Distrito Federal
Serviço público - qualidade
Ensino - qualidade
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: LACERDA, Laíssa Farias. Gestão e qualidade do ensino público: uma análise do ensino médio em escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Sistema de Ensino do Distrito Federal, segundo o último censo escolar, possui mais de 657 mil alunos matriculados em sua rede de ensino. Esses estudantes vivem realidades das mais variadas possíveis, são alunos de regiões rurais e urbanas com condições de ensino heterogêneas e histórias de vida singulares, o que implica em uma gama bastante diversa no que diz respeito aos resultados obtidos para auferir a qualidade do ensino ofertado a esses alunos. Dessa forma, essa pesquisa analisou, tendo como parâmetro o principal índice de avaliação da qualidade adotado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, o Ideb, quatro escolas da etapa final da educação básica, as duas primeiras colocadas no ranking do Ideb e as duas últimas colocadas, com o intuito de comparar os modelos de gestão aplicadas entre elas e, guardadas as devidas proporções dessa pesquisa acadêmica, exemplificar um parâmetro inicial de modelo de gestão exitoso e demonstrar como a gestão escolar interfere diretamente na qualidade do ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
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