Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37264
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaJuliaGomesBarrosSouza_tcc.pdf465,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Controvérsias públicas sobre a Lei Rouanet: análise do debate de política cultural no Brasil
Autor(es): Souza, Ana Júlia Gomes de Barros de
Orientador(es): Martins, Ana Paula Antunes
Assunto: Lei Rouanet
Política cultural
Brasil. Lei n. 8.313, de 23 de dezembro de 1991
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: SOUZA, Ana Júlia Gomes de Barros de. Controvérsias públicas sobre a Lei Rouanet: análise do debate de política cultural no Brasil. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em empregar a metodologia de cartografia das controvérsias públicas para analisar o contexto que envolve a Lei Rouanet e compreender quais pontos são utilizados nos embates políticos e ideológicos. Para tanto, foi adotado um estudo reflexivo que se baseou nos princípios e conceitos da Teoria Ator-Rede como referencial teórico-metodológico. A referida Teoria pode ser operacionalizada por meio da cartografia de controvérsias, sendo que seu método é definido por diferentes etapas: 1) buscar uma entrada na rede; 2) identificar os porta-vozes; 3) acessar os dispositivos de inscrição; 4) mapear as associações entre os atores. Trata-se de um conjunto de técnicas que visa explorar e visualizar polêmicas e controvérsias, observando e mapeando o debate social, especialmente, mas não exclusivamente, no contexto de questões técnico-científicas. Dentro do escopo do financiamento para o setor cultural, a Teoria Ator-Rede tem se destacado como um referencial teórico- metodológico de grande relevância. Sua aplicação pode contribuir para a compreensão dos debates públicos e os diálogos sobre o setor cultural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.