Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Júlia Caroline Lima da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Júlia Caroline Lima da. A importância da família no desenvolvimento do gosto pela leitura de literatura. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aquisição da leitura é um processo desafiador para os educadores e para as crianças, não se resumindo
à aprendizagem da literatura, mas sim a uma leitura integral do mundo. Este artigo tem por objetivo geral
compreender estratégias adotadas por professores e familiares durante esse processo, a fim de entender
quais estratégias funcionaram de maneira mais efetiva. E como objetivos específicos: .Trata-se de estudo
bibliográfico, que teve como referência Ahmad ( 2020); Assis et el, (2021); Bernardo, (2018);
BonalL(2020); Constituição da República Federativa do Brasil (1988); Estatuto da criança e do
adolescente (1990); BaseNacional Comum Curricular (2018); Carvalho; Souza (2011); Carvalho
(2009)Dalvi; Rezende; Jover--Faleiros (2013); Ministério da Educação (2019); Melo (2022); Santos
(2018); Silva (2021); Soares (2005); Sobral (2014); Tamer; Bari (2016); Variane; Silva,(2010); Walsh
(2015); Weiss (2008). Pode-se inferir que a família tem a capacidade de facilitar essa apreciação pela
leitura, aumentar a sensação de bem-estar do educando durante o processo de aprendizagem da leitura,
tornando esse ato mais aprazível, significativo e rotineiro.. Conclui-se que a participação das famílias, o
tempo dispensado para a educação da criança e o conjunto de estratégias adotadas nesse processo podem
influenciar a qualidade da aquisição do gosto pela leitura. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.title | A importância da família no desenvolvimento do gosto pela leitura de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T21:51:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T21:51:42Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37248 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The acquisition of reading is a challenging process for educators and for children, not limited to learning
literature, but to an integral reading of the world. The general objective of this article is to understand
strategies adopted by teachers and family members during this process, in order to understand which
strategies worked most effectively. And as specific objectives: .It is a bibliographical study, which had as
reference Ahmad ( 2020); Assis et el, (2021); Bernardo, (2018); BonalL(2020); Constituição da República
Federativa do Brasil (1988); Estatuto da criança e do adolescente (1990); BaseNacional Comum
Curricular (2018); Carvalho; Souza (2011); Carvalho (2009)Dalvi; Rezende; Jover--Faleiros (2013);
Ministério da Educação (2019); Melo (2022); Santos (2018); Silva (2021); Soares (2005); Sobral (2014);
Tamer; Bari (2016); Variane; Silva,(2010); Walsh (2015); Weiss (2008).. It can be inferred that the
family has the ability to facilitate this appreciation for reading, increase the student's sense of well-being
during the process of learning to read, making this act more pleasant, meaningful and kind. It is concluded
that the participation of families, the time available for the child's education and the set of strategies
adopted in this process can influence the quality of the acquisition of a taste for reading. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|