Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ariane Gomes de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ariane Gomes de. Escuta infantil em trabalhos científicos: possibilidades reflexivas (2012-2022). 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como eixo principal de investigação a Educação Infantil e a importância
da escuta e do protagonismo das crianças nessa etapa, assim como práticas pedagógicas
direcionadas aos pequenos. Definiu-se como problema desta pesquisa: como a escuta da criança
comparece em estudos da área da educação infantil na última década (2012-2022)? Para tanto,
o objetivo geral é compreender as relações entre a escuta da criança com as práticas docentes
empreendidas em trabalhos científicos publicados na última década. Metodologicamente optou-
se pela revisão de literatura, realizando a busca nas plataformas Scielo, Biblioteca Digital de
Monografia da Universidade de Brasília (BDM/UnB) e Google Acadêmico. Dezesseis foram
os estudos selecionados, por tratarem da tríade Educação Infantil, escuta e protagonismo das
crianças. O olhar para os estudos da área acaba por demosntrar que existem usos de escuta
atrelada à comunicação, e que a escuta infantil é fundamental para a compreensão da
perspectiva as crianças e para um planejamento com intencionalidade pedagógica. Revelou,
ainda, que protagonismo, muitas vezes, pode comparecer como sinônimo de participação ou
como um conceito que dialoga com a ação participativa, mas que amplia o seu entendimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escuta especializada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.title | Escuta infantil em trabalhos científicos: possibilidades reflexivas (2012-2022) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T20:55:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T20:55:21Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37244 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main focus of the current study is Early Childhood Education and the significance of
children's listening and agency within this stage, along with pedagogical practices tailored to
young learners. The research problem is defined as follows: How does children's listening
manifest in studies within the field of early childhood education in the last decade (2012-2022)?
Consequently, the overall objective is to comprehend the relationship between children's
listening and teaching practices as evidenced in scientific works published in the last decade.
Methodologically, a literature review was employed, with searches conducted on platforms
such as Scielo, the Digital Library of Monographs of the University of Brasília (BDM/UnB),
and Google Scholar. Sixteen studies were selected due to their focus on the triad of Early
Childhood Education, children's listening, and agency. The examination of studies in the field
ultimately demonstrates that there are uses of listening closely tied to communication, and that
children's listening is essential for understanding their perspective and for purposeful
pedagogical planning. It also revealed that agency often appears either synonymous with
participation or as a concept that engages with participatory action while broadening its
understanding. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|