Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ArianeGomesDeSousa_tcc.pdf772,74 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorSousa, Ariane Gomes de-
dc.identifier.citationSOUSA, Ariane Gomes de. Escuta infantil em trabalhos científicos: possibilidades reflexivas (2012-2022). 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como eixo principal de investigação a Educação Infantil e a importância da escuta e do protagonismo das crianças nessa etapa, assim como práticas pedagógicas direcionadas aos pequenos. Definiu-se como problema desta pesquisa: como a escuta da criança comparece em estudos da área da educação infantil na última década (2012-2022)? Para tanto, o objetivo geral é compreender as relações entre a escuta da criança com as práticas docentes empreendidas em trabalhos científicos publicados na última década. Metodologicamente optou- se pela revisão de literatura, realizando a busca nas plataformas Scielo, Biblioteca Digital de Monografia da Universidade de Brasília (BDM/UnB) e Google Acadêmico. Dezesseis foram os estudos selecionados, por tratarem da tríade Educação Infantil, escuta e protagonismo das crianças. O olhar para os estudos da área acaba por demosntrar que existem usos de escuta atrelada à comunicação, e que a escuta infantil é fundamental para a compreensão da perspectiva as crianças e para um planejamento com intencionalidade pedagógica. Revelou, ainda, que protagonismo, muitas vezes, pode comparecer como sinônimo de participação ou como um conceito que dialoga com a ação participativa, mas que amplia o seu entendimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEscuta especializadapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.titleEscuta infantil em trabalhos científicos: possibilidades reflexivas (2012-2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-28T20:55:21Z-
dc.date.available2023-12-28T20:55:21Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37244-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main focus of the current study is Early Childhood Education and the significance of children's listening and agency within this stage, along with pedagogical practices tailored to young learners. The research problem is defined as follows: How does children's listening manifest in studies within the field of early childhood education in the last decade (2012-2022)? Consequently, the overall objective is to comprehend the relationship between children's listening and teaching practices as evidenced in scientific works published in the last decade. Methodologically, a literature review was employed, with searches conducted on platforms such as Scielo, the Digital Library of Monographs of the University of Brasília (BDM/UnB), and Google Scholar. Sixteen studies were selected due to their focus on the triad of Early Childhood Education, children's listening, and agency. The examination of studies in the field ultimately demonstrates that there are uses of listening closely tied to communication, and that children's listening is essential for understanding their perspective and for purposeful pedagogical planning. It also revealed that agency often appears either synonymous with participation or as a concept that engages with participatory action while broadening its understanding.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.