Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AquilaGomesRibeiro_tcc.pdf506,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorRibeiro, Áquila Gomes-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Áquila Gomes. A gestão escolar na formação do pedagogo na Universidade de Brasília. 2023. 32 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe refletir como o currículo impacta a formação de pedagogos para gestão escolar, considerando o percurso do estudante de Pedagogia da Universidade de Brasília, bem como os componentes curriculares do curso. Aborda conceitos sobre gestão escolar, e sobre a formação do pedagogo através do curso de Pedagogia. Ao decorrer do texto, analisa-se dados coletados do Projeto Político Pedagógico e relatórios do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas que sinalizam os desafios para uma formação congruente com as necessidades do formando.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleA gestão escolar na formação do pedagogo na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T18:26:18Z-
dc.date.available2023-12-22T18:26:18Z-
dc.date.submitted2023-07-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37203-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to reflect on how the curriculum impacts the education of pedagogues for school management, considering the trajectory of Pedagogy students at the University of Brasília, as well as the curricular components of the course. It addresses concepts related to school management and the training of pedagogues through the Pedagogy course. Throughout the text, data collected from the Pedagogical Political Project and reports from the Integrated System of Academic Activities Management are analyzed, pointing out the challenges for an education congruent with the students' needs.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.