Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Áquila Gomes | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Áquila Gomes. A gestão escolar na formação do pedagogo na Universidade de Brasília. 2023. 32 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe refletir como o currículo impacta a formação de
pedagogos para gestão escolar, considerando o percurso do estudante de
Pedagogia da Universidade de Brasília, bem como os componentes
curriculares do curso. Aborda conceitos sobre gestão escolar, e sobre a
formação do pedagogo através do curso de Pedagogia. Ao decorrer do texto,
analisa-se dados coletados do Projeto Político Pedagógico e relatórios do
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas que sinalizam os
desafios para uma formação congruente com as necessidades do formando. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.title | A gestão escolar na formação do pedagogo na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T18:26:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T18:26:18Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37203 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to reflect on how the curriculum impacts the education of
pedagogues for school management, considering the trajectory of Pedagogy
students at the University of Brasília, as well as the curricular components of the
course. It addresses concepts related to school management and the training of
pedagogues through the Pedagogy course. Throughout the text, data collected
from the Pedagogical Political Project and reports from the Integrated System of
Academic Activities Management are analyzed, pointing out the challenges for
an education congruent with the students' needs. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|