Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Dias, Ana Carolina de Souza | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Ana Carolina de Souza. Oficinas pedagógicas em educação matemática no âmbito da formação inicial de pedagogos: atuação de grupo de pesquisa na graduação. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo buscou investigar o potencial pedagógico de oficinas formativas em
Educação Matemática, desenvolvidas por um grupo de pesquisa, dentro do contexto
da Universidade de Brasília, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tendo em vista
a peculiaridade da atuação destes profissionais, delineou-se sobre os desafios
inerentes à formação dos pedagogos e foi analisado de que forma as oficinas
pedagógicas podem se constituir em um instrumento de aprendizagem para, então,
contextualizar como o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de
Brasília se relaciona com Educação Matemática e como foram desenvolvidas as
ações do referido grupo de pesquisa. As vivências das oficinas pedagógicas deram
origem a um livro, o qual, possibilitou identificar como a organização pedagógica das
referidas oficinas ocorriam e também a avaliação dos estudantes que delas
participaram. Dessa forma, foi possível inferir a significativa contribuição de tais ações
para o processo de formação inicial dos estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.title | Oficinas pedagógicas em educação matemática no âmbito da formação inicial de pedagogos: atuação de grupo de pesquisa na graduação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T18:24:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T18:24:23Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37202 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present article aimed to investigate the pedagogical potential of formative
workshops in Mathematics Education, developed by a research group within the
context of the University of Brasília, in the Pedagogy Teaching Program. Considering
the uniqueness of the professionals' roles, the challenges inherent in the pedagogues'
training were outlined, and it was analyzed how pedagogical workshops can become
a learning tool, thus contextualizing how the Pedagogy Teaching Program at the
University of Brasília relates to Mathematics Education and how the actions of the
mentioned research group were developed. The experiences from the pedagogical
workshops resulted in a book, in which it was possible to identify how the pedagogical
organization of these workshops occurred and also the evaluation of the participating
students. Therefore, it was possible to infer the significant contribution of such actions
to the initial formation process of the students | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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