Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaCarolinaDeSouzaDias_tcc.pdf539,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.contributor.authorDias, Ana Carolina de Souza-
dc.identifier.citationDIAS, Ana Carolina de Souza. Oficinas pedagógicas em educação matemática no âmbito da formação inicial de pedagogos: atuação de grupo de pesquisa na graduação. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo buscou investigar o potencial pedagógico de oficinas formativas em Educação Matemática, desenvolvidas por um grupo de pesquisa, dentro do contexto da Universidade de Brasília, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tendo em vista a peculiaridade da atuação destes profissionais, delineou-se sobre os desafios inerentes à formação dos pedagogos e foi analisado de que forma as oficinas pedagógicas podem se constituir em um instrumento de aprendizagem para, então, contextualizar como o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Brasília se relaciona com Educação Matemática e como foram desenvolvidas as ações do referido grupo de pesquisa. As vivências das oficinas pedagógicas deram origem a um livro, o qual, possibilitou identificar como a organização pedagógica das referidas oficinas ocorriam e também a avaliação dos estudantes que delas participaram. Dessa forma, foi possível inferir a significativa contribuição de tais ações para o processo de formação inicial dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleOficinas pedagógicas em educação matemática no âmbito da formação inicial de pedagogos: atuação de grupo de pesquisa na graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T18:24:23Z-
dc.date.available2023-12-22T18:24:23Z-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37202-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present article aimed to investigate the pedagogical potential of formative workshops in Mathematics Education, developed by a research group within the context of the University of Brasília, in the Pedagogy Teaching Program. Considering the uniqueness of the professionals' roles, the challenges inherent in the pedagogues' training were outlined, and it was analyzed how pedagogical workshops can become a learning tool, thus contextualizing how the Pedagogy Teaching Program at the University of Brasília relates to Mathematics Education and how the actions of the mentioned research group were developed. The experiences from the pedagogical workshops resulted in a book, in which it was possible to identify how the pedagogical organization of these workshops occurred and also the evaluation of the participating students. Therefore, it was possible to infer the significant contribution of such actions to the initial formation process of the studentspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.