Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37166
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuizFernandoKarpsPasquotto_tcc.pdf1,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O valor sempre atual da escolástica : considerações numa perspectiva escolástico-tomista sobre a noção de força em física moderna e contemporânea
Autor(es): Pasquotto, Luiz Fernando Karps
Orientador(es): Leclerc, André
Assunto: Filosofia da ciência
Física Contemporânea
Santo Tomás de Aquino (1225-1274)
Pensamento filosófico
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 20-Dez-2023
Referência: PASQUOTTO, Luiz Fernando Karps. O valor sempre atual da escolástica: considerações numa perspectiva escolástico-tomista sobre a noção de força em física moderna e contemporânea. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata, à luz da Escolástica, da natureza de uma das noções mais importantes e fundamentais da ciência dos últimos séculos: a noção de força. Tendo em vista que atualmente encontramos uma profunda lacuna na compreensão filosófica de conceitos fundamentais dos quais o cientista faz uso quotidiano, o presente trabalho tem como objetivos (i) discutir a noção de força em Física moderna e contemporânea, conforme as perspectivas da Escolástica juntamente com a herança aristotélica da qual ela é devedora, (ii) evidenciar caminhos que possam lançar uma luz mais adequada nas relações entre Filosofia Escolástica e ciência contemporânea, (iii) propor novos modos de ver muitas afirmações e juízos sobre a constituição e o funcionamento da matéria, tal como a Física atual pretende conhecê-los e (iv) evidenciar, ao tratar deste caso particular da filosofia da ciência, o valor sempre atual da Escolástica. Para a construção deste trabalho foi feita a seleção e a análise de textos pertencentes a filósofos pertencentes à Escolástica antiga e contemporânea e de textos produzidos por físicos, matemáticos e outros cientistas de notória competência.
Abstract: This Course Completion Work deals, in the light of Scholasticism, with the nature of one of the most important and fundamental notions of science in recent centuries: the notion of force. Bearing in mind that we currently find a profound gap in the philosophical understanding of fundamental concepts which scientists make use of on a daily basis, the present work aims to (i) discuss the notion of force in modern and contemporary Physics, according to the perspectives of Scholasticism together with its Aristotelian heritage, (ii) highlight ways that can shed a more adequate light on the relationship between Scholastic Philosophy and contemporary science, (iii) propose new ways of seeing many statements and judgments about the constitution and functioning of matter, as current Physics intends to know them and (iv) to show, dealing with this particular case of the philosophy of science, the perennial value of Scholasticism. For the construction of this work, the selection and analysis of texts belonging to philosophers belonging to ancient and contemporary Scholasticism and texts produced by physicists, mathematicians and other scientists of notorious competence were made.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.