Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leclerc, André | - |
dc.contributor.author | Pasquotto, Luiz Fernando Karps | - |
dc.identifier.citation | PASQUOTTO, Luiz Fernando Karps. O valor sempre atual da escolástica: considerações numa perspectiva escolástico-tomista sobre a noção de força em física moderna e contemporânea. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata, à luz da Escolástica, da natureza de
uma das noções mais importantes e fundamentais da ciência dos últimos séculos: a
noção de força. Tendo em vista que atualmente encontramos uma profunda lacuna na
compreensão filosófica de conceitos fundamentais dos quais o cientista faz uso
quotidiano, o presente trabalho tem como objetivos (i) discutir a noção de força em
Física moderna e contemporânea, conforme as perspectivas da Escolástica juntamente
com a herança aristotélica da qual ela é devedora, (ii) evidenciar caminhos que possam
lançar uma luz mais adequada nas relações entre Filosofia Escolástica e ciência
contemporânea, (iii) propor novos modos de ver muitas afirmações e juízos sobre a
constituição e o funcionamento da matéria, tal como a Física atual pretende conhecê-los
e (iv) evidenciar, ao tratar deste caso particular da filosofia da ciência, o valor sempre
atual da Escolástica. Para a construção deste trabalho foi feita a seleção e a análise de
textos pertencentes a filósofos pertencentes à Escolástica antiga e contemporânea e de
textos produzidos por físicos, matemáticos e outros cientistas de notória competência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia da ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Santo Tomás de Aquino (1225-1274) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento filosófico | pt_BR |
dc.title | O valor sempre atual da escolástica : considerações numa perspectiva escolástico-tomista sobre a noção de força em física moderna e contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T17:20:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T17:20:01Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37166 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Course Completion Work deals, in the light of Scholasticism, with the nature of
one of the most important and fundamental notions of science in recent centuries: the
notion of force. Bearing in mind that we currently find a profound gap in the
philosophical understanding of fundamental concepts which scientists make use of on a
daily basis, the present work aims to (i) discuss the notion of force in modern and
contemporary Physics, according to the perspectives of Scholasticism together with its
Aristotelian heritage, (ii) highlight ways that can shed a more adequate light on the
relationship between Scholastic Philosophy and contemporary science, (iii) propose
new ways of seeing many statements and judgments about the constitution and
functioning of matter, as current Physics intends to know them and (iv) to show, dealing
with this particular case of the philosophy of science, the perennial value of
Scholasticism. For the construction of this work, the selection and analysis of texts
belonging to philosophers belonging to ancient and contemporary Scholasticism and
texts produced by physicists, mathematicians and other scientists of notorious
competence were made. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|