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Título: A cosmologia e a cartografia celeste antigas no ensino das artes visuais
Autor(es): Rodrigues, Eloísa Evangelista
Orientador(es): Souza, Gustavo Lopes de
Assunto: Cosmologia
Astronomia
Astrologia
Arte
Data de apresentação: 5-Out-2022
Data de publicação: 19-Dez-2023
Referência: RODRIGUES, Eloísa Evangelista. A cosmologia e a cartografia celeste antigas no ensino das artes visuais. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: É de saber popular que, nos tempos antigos, apenas o ato de olhar para o céu estrelado auxiliava o povo a nortear centenas de coisas, entre elas calendários, fenômenos, direções e horários. Para os que olhavam para cima com uma perspectiva de teor místico, as estrelas seriam capazes até mesmo de interpretar o destino. Os artistas antigos e medievais se utilizavam de diversos fatores da sua visão do Cosmos para ilustrar sua beleza de variadas maneiras. Assim como era feito pelos referenciados artistas, foram estudadas nessa monografia as contextualizações históricas da cosmologia e da astronomia antigas e de sua relação com a história da arte, a fim de que fosse alcançado o objetivo principal desta pesquisa: a elaboração de uma proposta de atividade pedagógica que aborde e ressalte os conhecimentos de ambas as áreas, dessa forma facilitando o entendimento mútuo do flerte entre o céu e o fazer artístico; além de explorar as possibilidades de ensino embasadas na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa de forma prática.
Abstract: It is popular knowledge that, in ancient times, just the act of looking at the starry sky helped people guide hundreds of things, including calendars, phenomena, directions and schedules. For those who looked up from a mystical perspective, the stars would even be able to interpret fate. Ancient artists used several factors of their outlook of the Cosmos to illustrate its beauty in different ways. As was done by the referenced artists, the historical contextualizations of Ancient cosmology and astronomy and their relationship with the history of art, enabling us to achieve this research’s main objective: the elaboration of a plan for a didactic activity which addresses and emphasizes the knowledge of both areas, in this way facilitating the mutual understanding of the flirting between the sky and the artistic making; in addition to exploring the teaching possibilities based on Ana Mae Barbosa's Triangular Approach in a practical way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
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