Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Andrea Campos de | - |
dc.contributor.author | Bessa, Andresa de | - |
dc.identifier.citation | BESSA, Andresa de. A fotografia como performance da luz. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas próximas páginas pretendo desenvolver um memorial que busca pelos
desdobramentos epistemológicos da minha pesquisa poética sobre linguagem
fotográfica, conceitos contemporâneos da fotografia na arte, fotogravura,
fotoperformance, registro, dispositivo e relações de estranhamento entre foto e
realidade.
Neste ensaio traço caminhos, não cronológicos, que ilustram como o
processo de cada trabalho desenvolvido ao longo da minha trajetória acadêmica
influenciou insights pontuais da minha poética e pesquisa artística. Trato tanto das
influências literárias, cinematográficas e artísticas como as influências da prática em
si. Propondo um caminho do paradigma indiciário que procura transcrever o
resultado dado pela experiência empírica de lidar com a materialidade de cada
processo prático.
Se trata um corpo de texto e imagens que parte da obra e retorna a ela com
a proposta de criar análise sobre a trajetória do gesto empregado à mesma. no
entanto, proponho pensar a historiografia da fotografia, entendendo a fotografia
como uma postura contemporânea para o vestígio (material, suporte, etc.) dentro da
minha produção artística. Busco, assim, fazer referência aos movimentos
construtivista e neoconcretista trazendo à tona o uso da fotografia no sentido de
enxergar a luz como o próprio material de estudo e abordando ela em processos
como o da pintura, gravura e cianotipia.
Neste trajeto, muitas vezes, trato a fotografia como fotoperformance, ou foto
como função de registro de uma intervenção ou gesto, e a luz como elemento me
direciona para essa performance dos objetos dos espaços e do corpo: A foto que se
configura como registro ou documentação de uma noção curiosa e atenta da
performance da luz sobre a matéria. A materialidade da luz termina por se tornar um
elemento guia, um fio dourado, que me leva à curiosidade material e poética desses
caminhos labirínticos.
No entanto, trata-se de um texto com caráter poético e não teórico, apesar de
perpassar muitos campos e conceitos da teoria, não propõe ser uma teoria
autônoma, e sim, mais uma parte do meu processo de produção. Com isso, viajo
dentre os hibridismos práticos e poéticos que me foram possibilitados dentro da
vivência acadêmica e de um cotidiano encantado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem - arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e fotografia | pt_BR |
dc.title | A fotografia como performance da luz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T13:26:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T13:26:35Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37138 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|