Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3712
Título: | Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização |
Autor(es): | Araújo, Marli Ferreira de |
Orientador(es): | Queiroz, Elizabeth |
Assunto: | Alfabetização Distúrbios da aprendizagem Prática de ensino - língua portuguesa |
Data de apresentação: | 8-Dez-2011 |
Data de publicação: | 21-Jun-2012 |
Referência: | ARAÚJO, Marli Ferreira de. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. 2011. [20] f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O desconhecimento da condição de escolarização de uma criança e associação a uma dificuldade de aprendizagem é freqüentemente estabelecida. Tal interação traz uma repercussão negativa para o seu processo de desenvolvimento e infelizmente é condição vivenciada por muitas crianças. O presente estudo refere-se a uma criança com sete anos, cursando o 2º ano do ensino fundamental apresentando dificuldades na aquisição de conhecimentos lingüísticos. O trabalho evidencia as varias teorias aplicadas no processo de alfabetização, apresenta diversas formas de entender o não aprendizado da criança, referencia os responsáveis por este processo, parte do pressuposto de que cada um tem o seu papel neste desenvolvimento, sugere o que é direito da criança, ou seja, o conhecimento e a valorização da sua própria cultura. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons