Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Café, Ângela Barcellos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Isabella Fernandes | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Isabella Fernandes. Uma proposta de mediação dentro da arte-educação. 2023. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho procura mostrar a importância da mediação teatral na arte-educação
como possibilidade de metodologia de ensino. O ensino da arte na escola é
imprescindível para que o educando possa vivenciar a arte teatral por meio da
interatividade com os elementos historicamente construídos, aproximando o público,
a obra de arte e outros elementos culturais, para que possam se tornar objetos
significantes e proveitosos a quem os observa e os vivência. Portanto, enfatiza-se a
importância de se pensar um ensino que possa ser desenvolvido para além da sala
de aula, mas integrado no ambiente, fazendo da atividade teatral também uma ação
cultural. O aporte teórico orientador desta pesquisa bibliográfica baseia-se em
Barbosa (2001; 2009; 2016); Desgranges (2003; 2008); Oliveira (2011; 2013); Pupo
(2011; 2015), entre outros estudiosos e pesquisadores do assunto. O objetivo central
desta pesquisa é entender e discutir como ocorrem os processos da mediação teatral
e da pedagogia do espectador e propor uma metodologia de ensino estimulante,
motivadora e criadora de vínculos, que aproxima o ensino de arte na escola da
experiência artística. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de revisão bibliográfica
e a pesquisa qualitativa. Todos os livros, teses de doutorado, dissertações de
mestrado, monografias de graduação e especialização e artigos que foram utilizados
para a elaboração deste trabalho, pontuam a falta de uma mediação teatral do teatro
local no contexto escolar e, na possibilidade de utilizar o teatro para desenvolver o
conteúdo programático exigido nos currículos das escolas, tanto públicas como
privadas. O ensino de arte deve ser compreendido como um artifício para a
aprendizagem de conceitos científicos ligados à disciplina de Artes. As metodologias
adotadas no ensino da arte-educação, no Brasil, estão presas a modelos estéticos e
são insuficientes para enfrentar as mudanças que ocorrem constantemente no
contexto cultural. Observa-se que, no Brasil, ser um profissional do campo da
mediação teatral ainda é bastante desafiador. A ausência de políticas públicas no
campo da formação de públicos, a precarização do ensino de artes na maioria das
escolas de educação básica no país, as escassas oportunidades formativas e a baixa
remuneração profissional fazem com que a mediação cultural/teatral fique à mercê de
lacunas entre a produção e a recepção teatral, para o aprendizado e formação plena
do educando. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - mediação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - espectadores | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de mediação dentro da arte-educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T14:20:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T14:20:45Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37125 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks to show the importance of theatrical mediation in art education as a
possibility of an existential construction. The teaching of art at school is essential so
that the student can experience theatrical art through interactivity with historically
constructed elements, bringing the public closer, the work of art and other cultural
elements, so that they can become significant and useful objects to who observes and
experiences them. Therefore, it emphasizes the importance of thinking about a
teaching that can be developed beyond the classroom, but integrated into the
environment, making theatrical activity also a cultural action. The guiding theoretical
contribution of this bibliographic research is based on Barbosa (2001; 2009; 2016);
Desgranges (2003; 2008); Oliveira (2011; 2013); Pupo (2011; 2015), among other
scholars and researchers on the subject. The central objective of this research is to
understand and discuss how the processes of theatrical mediation and spectator
pedagogy occur and to propose a teaching methodology that is stimulating, motivating
and creates bonds, which brings art teaching closer to the artistic experience at school.
Bibliographic review and qualitative research were used as methodology. All the
books, doctoral theses, master's dissertations, undergraduate and specialization
monographs and articles that were used for the preparation of this work, point out the
lack of a theatrical mediation of the local theater in the school context and, in the
possibility of using the theater to develop the syllabus required in the curricula of
schools, both public and private. The teaching of art must be understood as an artifice
for learning scientific concepts linked to the discipline of Arts. The methodologies
adopted in teaching art education in Brazil are tied to aesthetic models and are
insufficient to face the changes that constantly occur in the cultural context. It is
observed that, in Brazil, being a professional in the field of theatrical mediation is still
quite challenging. The absence of public policies in the field of training audiences, the
precariousness of arts teaching in most basic education schools in the country, the
scarce training opportunities and low professional remuneration make
cultural/theatrical mediation vulnerable to gaps between theatrical production and
reception, for the learning and full formation of the student. | pt_BR |
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