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dc.contributor.advisorCafé, Ângela Barcellos-
dc.contributor.authorOliveira, Isabella Fernandes-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabella Fernandes. Uma proposta de mediação dentro da arte-educação. 2023. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura mostrar a importância da mediação teatral na arte-educação como possibilidade de metodologia de ensino. O ensino da arte na escola é imprescindível para que o educando possa vivenciar a arte teatral por meio da interatividade com os elementos historicamente construídos, aproximando o público, a obra de arte e outros elementos culturais, para que possam se tornar objetos significantes e proveitosos a quem os observa e os vivência. Portanto, enfatiza-se a importância de se pensar um ensino que possa ser desenvolvido para além da sala de aula, mas integrado no ambiente, fazendo da atividade teatral também uma ação cultural. O aporte teórico orientador desta pesquisa bibliográfica baseia-se em Barbosa (2001; 2009; 2016); Desgranges (2003; 2008); Oliveira (2011; 2013); Pupo (2011; 2015), entre outros estudiosos e pesquisadores do assunto. O objetivo central desta pesquisa é entender e discutir como ocorrem os processos da mediação teatral e da pedagogia do espectador e propor uma metodologia de ensino estimulante, motivadora e criadora de vínculos, que aproxima o ensino de arte na escola da experiência artística. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de revisão bibliográfica e a pesquisa qualitativa. Todos os livros, teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de graduação e especialização e artigos que foram utilizados para a elaboração deste trabalho, pontuam a falta de uma mediação teatral do teatro local no contexto escolar e, na possibilidade de utilizar o teatro para desenvolver o conteúdo programático exigido nos currículos das escolas, tanto públicas como privadas. O ensino de arte deve ser compreendido como um artifício para a aprendizagem de conceitos científicos ligados à disciplina de Artes. As metodologias adotadas no ensino da arte-educação, no Brasil, estão presas a modelos estéticos e são insuficientes para enfrentar as mudanças que ocorrem constantemente no contexto cultural. Observa-se que, no Brasil, ser um profissional do campo da mediação teatral ainda é bastante desafiador. A ausência de políticas públicas no campo da formação de públicos, a precarização do ensino de artes na maioria das escolas de educação básica no país, as escassas oportunidades formativas e a baixa remuneração profissional fazem com que a mediação cultural/teatral fique à mercê de lacunas entre a produção e a recepção teatral, para o aprendizado e formação plena do educando.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - mediaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - espectadorespt_BR
dc.titleUma proposta de mediação dentro da arte-educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T14:20:45Z-
dc.date.available2023-12-18T14:20:45Z-
dc.date.submitted2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37125-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to show the importance of theatrical mediation in art education as a possibility of an existential construction. The teaching of art at school is essential so that the student can experience theatrical art through interactivity with historically constructed elements, bringing the public closer, the work of art and other cultural elements, so that they can become significant and useful objects to who observes and experiences them. Therefore, it emphasizes the importance of thinking about a teaching that can be developed beyond the classroom, but integrated into the environment, making theatrical activity also a cultural action. The guiding theoretical contribution of this bibliographic research is based on Barbosa (2001; 2009; 2016); Desgranges (2003; 2008); Oliveira (2011; 2013); Pupo (2011; 2015), among other scholars and researchers on the subject. The central objective of this research is to understand and discuss how the processes of theatrical mediation and spectator pedagogy occur and to propose a teaching methodology that is stimulating, motivating and creates bonds, which brings art teaching closer to the artistic experience at school. Bibliographic review and qualitative research were used as methodology. All the books, doctoral theses, master's dissertations, undergraduate and specialization monographs and articles that were used for the preparation of this work, point out the lack of a theatrical mediation of the local theater in the school context and, in the possibility of using the theater to develop the syllabus required in the curricula of schools, both public and private. The teaching of art must be understood as an artifice for learning scientific concepts linked to the discipline of Arts. The methodologies adopted in teaching art education in Brazil are tied to aesthetic models and are insufficient to face the changes that constantly occur in the cultural context. It is observed that, in Brazil, being a professional in the field of theatrical mediation is still quite challenging. The absence of public policies in the field of training audiences, the precariousness of arts teaching in most basic education schools in the country, the scarce training opportunities and low professional remuneration make cultural/theatrical mediation vulnerable to gaps between theatrical production and reception, for the learning and full formation of the student.pt_BR
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