Título: | Contação e criação de histórias no ensino afetivo |
Autor(es): | Ferreira, Beatriz Nogueira |
Orientador(es): | Assis, André Ferraz Sitônio de |
Assunto: | Contação de histórias Educação básica Educação infantil Criação artística |
Data de apresentação: | 13-Jul-2023 |
Data de publicação: | 18-Dez-2023 |
Referência: | FERREIRA, Beatriz Nogueira. Contação e criação de histórias no ensino afetivo. 2023. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho é uma análise sobre o processo pedagógico a partir da contação de histórias
para uma educação afetiva. O processo de pesquisa e prática foram desenvolvidas a partir do
dia 10 de janeiro até 10 de dezembro de 2022, um total de dois semestres, na escola de línguas
Lemon Tree que utiliza o método de ensino afetivo como norteador do processo de
aprendizagem, com três alunos de 3 até 5 anos de idade, turma de terça e quinta, no horário de
15h30min até 16h45min. A partir de estudos sobre contadores de histórias brasileiros e
especialistas em ensino afetivo, o objetivo é mostrar a importância da troca de afetividade em
sala de aula desenvolvendo um espaço de escuta ativa, respeito e colaboração na educação.
Além disso, a análise de como a contação auxilia a formar indivíduos criativos e respeitosos na
sociedade em que estão inseridos, porque é grande auxiliador na resolução de conflitos. |
Abstract: | This project is an analysis of the pedagogical process based on storytelling for an
affective education. The research and practice process were developed from January 10 to
December 10, 2022, a total of two semesters, at the Lemon Tree language school which uses
the affective teaching method as a guide of the learning process, with three students from 3 to
5 years old, on Tuesday and Thursday classes, from 3:30 p.m. to 4:45 p.m. From studies on
Brazilian storytellers and specialists in affective teaching, the goal is to show the importance of
the exchange of affection in the classroom by developing a space for active listening, respect
and collaboration in education. In addition, there is an analysis of how storytelling helps
forming creative and respectful individuals in the society that they are inserted, because it is a
of great help to solve conflicts. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.