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Título: Jornais sindicais e a cobertura das eleições 2010
Autor(es): Diniz, Roberta Almeida de Oliveira
Orientador(es): Pereira, Fábio Henrique
Assunto: Jornalismo sindical
Jornalismo - critérios de noticiabilidade
Jornalismo - objetividade
Jornais
Data de apresentação: 5-Dez-2011
Data de publicação: 18-Jun-2012
Referência: DINIZ, Roberta Almeida de Oliveira. Jornais sindicais e a cobertura das eleições 2010. 2011. vii, 112 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar a cobertura das eleições presidenciais nos jornais sindicais Informativo Bancário, Folha do Professor e Quadro Negro. Como quadro teórico, foi utilizada a perspectiva do newsmaking bem como os conceitos valor-notícia, relação com fontes e ethos jornalístico. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo. Foram analisadas 39 edições dos jornais selecionados. Procurou-se analisar as fontes utilizadas, os valores-notícia empregados e bem como a recorrência de adjetivos valorativos. Como resultado, confirmou-se que frente a história dos jornais sindicais, estes veículos de informação carregam no uso de adjetivos valorativos, não utilizam fontes com a frequência que deveriam e possuem valores-notícia quase sempre os mesmos: atualidade e poder. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this paper is to analyze the coverage of the presidential elections in the union newspaper Banking Information, Leaf Professor and Blackboard. As theoretical framework, was used the perspective of newsmaking, as well the concepts of news-value, related sources and journalistic ethos. The methodology used was content analysis. The study analyzed 39 selected editions of newspapers; tried to analyze the sources used, the news values appointed and as well the recurrence of evaluative adjectives. As a result, it was confirmed that newspapers trade union carry the use of evaluative adjectives, do not use sources as often as they should and news values are almost always the same: actuality and power.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011.
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