Título: | Turismo em imagens : o caso do programa de televisão Expedições |
Autor(es): | Castejon, Emiliana dos Santos |
Orientador(es): | Montoro, Tânia Siqueira |
Assunto: | Turismo Turismo sustentável Ecoturismo Televisão Comunicação de massa |
Data de apresentação: | 4-Dez-2003 |
Data de publicação: | 9-Jul-2009 |
Referência: | CASTEJON, Emiliana dos Santos. Turismo em imagens: o caso do programa de televisão Expedições. 2003. 70 f. Monografia (Especialização em Docência e Pesquisa em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. |
Resumo: | A televisão pode ser considerada o meio de comunicação de maior abrangência em todo
o mundo, e, no Brasil, sua importância é grande em todos os segmentos econômicos,
não podendo o Turismo ficar excluso disto. O poder que este veículo de comunicação
tem de afetar o imaginário social, através do uso simultâneo de imagem e som, e com a
vantagem de ser gratuito e estar à disposição das pessoas em tempo integral, faz com
que ele possa gerar ilusões e sentimentos distintos e indescritíveis no telespectador,
sendo instrumento de atração, informação, entretenimento e consumo. Dentre os
programas que tem algum tipo de ligação com o Turismo, Expedições é o que
representa e o que melhor abrange as questões do meio ambiente, ligadas ao turismo
ecológico e ao turismo cultural. O programa busca ser informativo e ao mesmo tempo
demonstrativo, destaca a importância cultural de todas as regiões do país visitadas pela
apresentadora Paula Saldanha e por seu marido, o biólogo e cinegrafista Roberto
Werneck, que juntos percorrem o país desde 1977, mostrando as riquezas e denunciando
impactos ambientais negativos, tornando-se assim um marco na televisão brasileira. O
uso da televisão como instrumento de análise destes fatores e de informação para o
telespectador pode ser hoje considerado como de fundamental importância no trabalho
de conscientização quanto ao uso adequado dos recursos naturais e preservação das
culturas brasileiras. A televisão pode despertar um novo imaginário a ser fundado como
alavanca para o turismo sustentável. |
Abstract: | The television can be considered the media of bigger abrangency in the whole world,
and in Brazil its importance is great in all the economic segments, not being able the
tourism to be excluse of this. The power that this media of communication has to affect
imaginary, through the simultaneous use of image and the sound and with the
advantage of being gratuitous and to be to the disposal of the people in integral time,
makes with that it can generate distinct illusions and feelings in the viewers being
attraction, instrument , information, entertainment and consumption. Amongst the
programs that have some type of linking with the tourism, Expedições is what it
represents better and what better encloses the on questions of the environment to the
ecological tourism and the cultural tourism. The program searchs to be informative at
the same time demonstrative, detaches the cultural importance of all the regions of the
country visited by the Paula Saldanha presenter and its husband, the biologist and
cinegrafist Roberto Werneck , who together covers the country since 1977, showing
the wealth and denouncing the negative ambient impacts, torando thus a landmark in the
Brazilian television. The use of the television as instrument of analysis of these factors
and information for the viewer can today be considered as of basic importance in the
work of awareness how much to the adequate use of the natural resources and
preservation of the Brazilian cultures. The television can awake new an imaginary one
to be established as handspike for the sustainable tourism. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.371 |
Aparece na Coleção: | Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.