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dc.contributor.advisorSilva, Mariana Souto de Melo-
dc.contributor.authorRibeiro, Pedro Mesquita Pinke-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Pedro Mesquita Pinke. O foco narrativo da câmera na passagem do cinema clássico ao cinema moderno. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAssistindo a um filme, o espectador acessa o mundo ficcional daquela obra a partir do ponto de vista particular que a câmera assume perante à história; este ponto de vista denominamos foco narrativo. Posto isso, o presente trabalho objetiva pesquisar as mudanças de foco narrativo que caracterizam a passagem do cinema clássico ao cinema moderno. Através de um estudo dos princípios narrativos e formais tanto do cinema clássico quanto do moderno, será possível constatar como o foco narrativo predominante do cinema clássico (a câmera onisciente) é modificado pelos realizadores modernos, que reivindicam outras formas de narração. Por fim, serão realizadas análises de três filmes modernos — Círculo de Ferro (Jacques Tourneur, 1951), A Educação Sentimental (Alexandre Astruc, 1962) e Cuidado, Madame (Júlio Bressane, 1970) —, a fim de que observemos como cada filme subverte, à sua maneira, o princípio clássico da câmera onisciente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinema - análisept_BR
dc.subject.keywordCinema - enredos, temas etc.pt_BR
dc.subject.keywordCinema - estéticapt_BR
dc.subject.keywordNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.titleO foco narrativo da câmera na passagem do cinema clássico ao cinema modernopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T15:07:56Z-
dc.date.available2023-12-15T15:07:56Z-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37094-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Watching a film, the spectator accesses the fictional world of that work from the particular point of view that the camera assumes before the story; we call this point of view focus of narration. That said, the present work aims to investigate the changes in focus of narration that characterize the transition from classical cinema to modern cinema. Through a study of the narrative and formal principles of both classical and modern cinema, it will be possible to verify how the predominant focus of narration in classical cinema (the omniscient camera) is modified by modern filmmakers, who claim other forms of narration. Finally, three modern films — Circle of Danger (Jacques Tourneur, 1951), Sentimental Education (Alexandre Astruc, 1962) and Watch Out, Madame (Júlio Bressane, 1970) — will be analyzed, so that we can observe how each film subverts, in its own way, the classical principle of the omniscient camera.pt_BR
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