Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/37066
Título: | O uso de aplicativos e softwares como ferramenta pedagógica na aula de música : uma pesquisa com professores do Instituto Federal de Brasília |
Autor(es): | Nunes, Max de Barcelos |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto: | Educação musical Software educacional Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 23-Mai-2023 |
Data de publicação: | 12-Dez-2023 |
Referência: | NUNES, Max de Barcelos. O uso de aplicativos e softwares como ferramenta pedagógica na aula de música: uma pesquisa com professores do Instituto Federal de Brasília. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Os avanços tecnológicos e o acesso aplicativos e softwares têm possibilitado, cada vez mais, o
seu de celulares e computadores cyber em sala de aula, seja de forma direta como recurso
pedagógico, seja como auxiliador em pesquisas no Cyber espaço. Esse contexto de
comunicação e de novas tecnologias aliado ao seu emprego na Música estimularam o interesse
desta pesquisa sobre o uso de aplicativos como ferramenta didática no ensino de música, objeto
deste trabalho. Assim, o objetivo geral deste estudo visa conhecer de que forma os professores
de música têm utilizado aplicativos e softwares como recurso pedagógico-musical em sala de
aula no contexto de Educação Básica. Especificamente, a pesquisa pretendeu conhecer a
formação musical e tecnológica dos professores; identificar quais aplicativos e softwares são
utilizados por esses professores de música; descrever em que situações eles são utilizados e
conhecer quais atividades são desenvolvidas com esses recursos. O trabalho de geração de
dados foi efetivado por meio de duas entrevistas com professores de música que trabalham com
aplicativos e softwares no ensino de música no Instituto Federal de Brasília onde atuam. A
pesquisa aponta que os futuros professores de música devem ter em seu currículo uma maior
experiência com a tecnologia musical, para que eles se sintam mais confiantes em aplicá-la em
sala de aula. Nesse sentido, os professores terão ainda que ter uma constante formação
continuada, pois a tecnologia é dinâmica e se modifica muito rapidamente. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.